CULTURA

Maior Feira de Artesanato do Estado começará nesta sexta (22)

ArteSanto chega a sua 11° edição, entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro, em Vitória

Em 21/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Os trabalhos expostos e comercializados são fabricados a partir de várias tipologias, desde o barro, como também cerâmica, papel, ferro, aço, madeira, pedras e mosaicos, fios, tecidos, plásticos, fibras naturais, artigos do mar, e materiais recicláveis.


"Siga o Portal CCNEWS BRASIL no Instagram e concorra
a Ingressos para o show do Capital Inicial

Artesanato é cultura, criatividade, personalidade, possibilidades e, muitas vezes, uma técnica que perpassa gerações. Com o objetivo de impulsionar e valorizar esse segmento, a ArteSanto chega a sua 11° edição, entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro, na Praça do Papa, com uma programação variada. O evento é o maior da área de artesanato no Espírito Santo e promove a oportunidade de conhecimento das artes capixabas, além de ser uma atividade econômica no Estado e proporcionar o contato direto dos artesãos com o público. A entrada é gratuita.

>> Festa da Banana acontece neste fim de semana em Cariacica

A ArteSanto é o único evento capixaba de artesanato com duração de 10 dias, e são, em média, 5 mil metros quadrados para 600 empreendedores do artesanato capixaba e de outros estados, além de empreendedores da agroindústria, da economia solidária e Microempreendedor Individual (MEI).De acordo com a organizadora, Sônia Iamonde, a Feira ArteSanto é uma vitrine para o artesanato capixaba e brasileiro.

“Nós idealizamos este evento, há  11 anos, com a missão de visibilizar as artes produzidas aqui, no Espírito Santo, que são pouco divulgadas. Desde a panela de barro até outros artigos que são produzidos a várias mãos, e merecem destaque. Neste ano, estamos de cara nova em vários sentidos, a fim de surpreender o público e dar espaço a quem merece – o nosso artesanato e os artesãos que os produzem”, comenta.

Do barro ao crochê

Os trabalhos expostos e comercializados são fabricados a partir de várias tipologias, desde o barro, como também cerâmica, papel, ferro, aço, madeira, pedras e mosaicos, fios, tecidos, plásticos, fibras naturais, artigos do mar, e materiais recicláveis. Afinal, tudo pode se tornar arte na visão de um artesão. No entanto, a organização afirma que as peças, antes de serem selecionadas, passam por uma curadoria.

“Para que os artesãos possam participar de um evento como esse é preciso que eles se inscrevam, previamente, no edital de chamamento público aberto pela Aderes para que possam passar pela curadoria, é importante que os trabalhos escolhidos sejam de alta qualidade, por isso, prezamos por uma seleção detalhista e rigorosa”, explica o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho..

Empreendedorismo

Cada vez mais mulheres conquistam o próprio espaço, e um deles é o mercado empreendedor. De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, para quantificar as empresas com lideranças femininas no Brasil, cerca de 43% dos negócios capixabas ativos em 2022 eram liderados por mulheres, e o Espírito Santo está em terceiro lugar no ranking nacional.

“Para nós é um prazer ser ponte para o crescimento do empreendedorismo feminino, pois hoje o artesanato é a renda principal de muitas famílias por meio das mulheres. Além disso, a arte também emancipa o público feminino em várias questões, como a financeira, e a ArteSanto é um dos eventos mais esperados por elas, pois é na Feira movimentada que elas têm a oportunidade de mostrar seus produtos e conquistar novos clientes. É importante citar que, além do artesanato, 30% do evento é reservado para negócios da agricultura familiar, MEI e alimentação”, afirma Alberto Gavini.

A ArteSanto 2023, é uma realização ES Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Iamond Design de Eventos, com o apoio da Aderes, Secult, Sebrae e Sistema OCB.

Serviço:
A Feira ArteSanto acontece de 22/09 a 1º/10,
Na Praça do Papa, em Vitória.
De segunda-feira à sexta-feira
Entre 17h30 e 22h
Sábado e domingo: das 14h às 22h. (As informações são da Aderes) 

Leia também:

Festa da Banana acontece neste fim de semana em Cariacica
Final de semana com shows gratuitos no Shopping Montserrat
Final de semana com atrações musicais em Vila Velha
Barra do Jucu recebe o Arte no Parque Especial neste sábado
Neste domingo (17) acontece o Moda de Viola ao Pé da Serra
38ª Feira da Bondade começa nesta sexta (15) em Cachoeiro
Show de manobras radicais com motos e fogo agita Cariacica
Casa da Memória recebe evento de rap no sábado (16)
"Aracruz Sabores" acontecerá entre 14 e 17 na Barra do Sahy
Steffen celebra Dia do Gaúcho com "Churrascada & Música"

TAGS:
ARTESANATO | FEIRA | ESTADO | EDIÇÃO | EMPREENDEDORISMO