TEMAS GERAIS

Maioria do TSE condena Jair Bolsonaro por uso político

Maioria dos ministros do TSE votou nesta terça-feira (31) pela condenação do ex-presidente

Em 01/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

É a segunda condenação de Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes.

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira (31) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo uso eleitoreiro das comemorações de 7 de setembro de 2022.

É a segunda condenação de Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes. O ex-presidente está impedido de participar das eleições até 2030.

>> Na 35ª edição, campanha McDia Feliz arrecada R$ 26,6 milhões

Até o momento, por 4 votos a 1, prevalece na votação a manifestação do relator, ministro Benedito Gonçalves. No voto proferido na sessão de 24 de outubro, o ministro citou as irregularidades que Bolsonaro cometeu durante o 7 de setembro em Brasília e no Rio de Janeiro. 

Entre elas as ilegalidades, Gonçalves citou a autorização do governo para que tratores de agricultores apoiadores do ex-presidente participassem do desfile militar e para entrada de um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios para realização do comício de Bolsonaro após o desfile. 

No caso do general Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, a votação está indefinida. O placar é de 3 votos a 2 pela inelegibilidade.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. Raul Araújo votou pela rejeição da ação contra Bolsonaro. 

A sessão continua para a tomada dos votos dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes. (Por André Richter/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Na 35ª edição, campanha McDia Feliz arrecada R$ 26,6 milhões
Novembro terá chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste
Quer viajar nas férias? Procon compara preços de passagens
Entidades dizem que ajuda liberada a Gaza é insuficiente
População brasileira com 65 anos ou mais cresceu quase 60%
Procon alerta sobre descontos indevidos em contas bancárias
Moradores da Grande Vitória ficarão sem água no sábado (28)
Sete municípios capixabas vão receber sinalização turística
TSE começa a julgar ações contra Bolsonaro no 7 de setembro
Procon de Linhares realiza pesquisa em postos de combustíveis

TAGS:
JAIR BOLSONARO | TSE | CONDENAÇÃO | 7 DE SETEMBRO | MINISTROS