CIDADE

Maioria dos motoristas respeita a Linha Verde, em Vitória

A faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Em 28/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Flávio Almeida - Secom/PMV

A Linha Verde, faixa exclusiva na praia de Camburi, em Vitória, para ônibus, táxis, vans e carros com três ou mais pessoas, funciona de forma educativa desde março de 2018. De lá para cá, é visível o aumento da adesão ao projeto por parte dos motoristas que não se enquadram nos requisitos e evitam trafegar pela via.

O grande objetivo de conscientizar os condutores a priorizar o transporte coletivo tem sido alcançado desde então e a grande maioria dos motoristas que passam pela via respeita a Linha Verde, que nesta quarta-feira (27) começou a ser fiscalizada pela Guarda Municipal.

"Isso me deixa muito feliz porque, desde a instalação da Linha Verde, nós apostamos na conscientização, na solidariedade e na corresponsabilidade das pessoas, e está dando certo. Grande parte dos motoristas está respeitando sem nenhum outro tipo de desafio maior para a Prefeitura. Estão de parabéns os motoristas e a população, pois quem ganha é a cidade, que precisa achar alternativas, pois o número de automóveis cresce 10% ao ano e nós precisamos tomar medidas agora para que o futuro seja viável dentro da mobilidade da nossa cidade", elogiou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Desde a implantação da Linha Verde, nós pudemos perceber que a taxa de respeito é muito alta e poucos veículos ocupam a faixa de forma irregular. A adesão dos condutores que passam pelo local é de 60%", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Linha Verde

Placas indicam o uso prioritário da faixa exclusiva para transporte coletivo na avenida Dante Michelini. Foto: Flávio Almeida - Secom/PMV

A Linha Verde tem como objetivo principal priorizar o transporte coletivo ao garantir uma faixa exclusiva para ônibus, micro-ônibus, ambulâncias, viaturas policiais, ônibus de escolares, particulares de excursão e turismo, vans, táxis e veículos com três ou mais pessoas (carona solidária).

A faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Após a instalação das placas de sinalização indicando o uso prioritário da via, concluída nesta quarta-feira, os motoristas que desrespeitarem a prioridade poderão ser notificados, pois transitar de forma irregular pela faixa exclusiva é uma infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Avenida Leitão da Silva ganha nova iluminação

A nova avenida Leitão da Silva, cujas obras de reforma e ampliação foram executadas pelo Governo do Estado, ganhará também nova iluminação a partir desta quinta-feira (28). Serão 163 novas luminárias do tipo led de 190 watts, que deixarão a via ainda mais bonita, segura e melhor iluminada.

Avenida Leitão da Silva foi ampliada e ainda ficará mais iluminada. Foto: Diego Alves - Secom/PMV

Todos os braços também serão trocados e terão nova dimensão e maior ângulo, visando melhor iluminação. O investimento será de R$ 170 mil. A troca das luminárias vai gerar uma economia de, aproximadamente, 40% no consumo regular de energia elétrica.

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Ana Elisa Nahas Amorim, a nova avenida Leitão da Silva é um relevante eixo viário da capital. "A via está novinha e recebe os últimos retoques antes de ser entregue. Vamos aproveitar o momento e trocar as luminárias de uma avenida que é referência na capital", destacou.