MEIO AMBIENTE
Mais 500 mudas são plantadas em Viana (ES).
Para recuperar nascentes, alunos participaram do plantio de ipês, paineiras, açaí e palmeiras.
Em 21/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Promover os conceitos de educação ambiental e chamar a atenção dos estudantes para preservação das nascentes em todo o município é um dos objetivos da do Programa “Reflorestar Viana”. A iniciativa, desenvovlida desde 2014 pela Prefeitura de Viana, já faz florescer o aprendizado nas futuras gerações: “Aprendi que se não cuidarmos da água e das árvores, muito em breve teremos a escassez de todos esses recursos”, disse Gabrielle Rocha da Silva, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alvimar Silva. Ela e os colegas de turma plantaram mudas nativas na manhã desta quinta-feira (20), em Universal. A atividade faz parte do contexto de educação ambiental nas escolas e integra ao Reflorestar Viana. Na ocasião, os alunos participaram do plantio de mais 500 novas mudas em áreas próximas às nascentes no terreno onde está o Restaurante Recanto do Lagos. O plantio das novas mudas somam as mais de 450 mil mudas já semeadas no município por meio do programa.
De acordo com o secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto, a participação das crianças no plantio da mudas é importante, pois é preciso que elas entendam a necessidade do reflorestamento para preservação do meio ambiente. “As crianças são o futuro do país e, mais do nunca, é preciso que elas saibam que, se não cuidarmos do meio ambiente, não teremos água suficiente para as gerações futuras”, conta.
Antes de plantar, os alunos tiveram um momento de reflexão sobre a importância dos recursos hídricos. “Quando se tem uma área com árvores, as plantas fazem o papel de uma esponja, retendo água e garantindo a manutenção das nascentes e a recuperação das áreas degradadas, por isso o trabalho do 'Reflorestar Viana' é de suma importância para o enfrentamento da crise hídrica que estamos passando”, concluiu Ledir.
A professora da escola enfatizou que a atividade vem agregar à prática o que é trabalhado, diariamente, de forma teórica, em sala de aula. “No ambiente escolar, trabalhamos a importância da água e a preservação desse importante recurso para nossa sobrevivência, mas, com a crise hídrica que estamos passando, intensificamos as orientações para os alunos e o plantio de mudas só vem agregar ao que ensinamos aos estudantes”.
Reflorestar Viana
O ‘Reflorestar Viana’ tem como objetivo promover o plantio de mudas de árvores nativas na encosta dos rios para a preservação da água. O programa, que é uma parceria da Secretaria de Agricultura do município, Sejus, Incaper e Governo do Estado, e que iniciou em 2014, visa mapear todas as nascentes para recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu, uma das principais fontes de abastecimento de água da Grande Vitória.
A preservação das nascentes no município é garantia de água para a toda Grande Vitória. Viana é um rico produtor de água, considerando que possui cinco rios: o Formate, o Santo Agostinho, o Jacarandá, Peixe Verde e Biriricas. Todos abastecem o Rio Jucu, que, com 60 km de extensão, corta o município e leva o recurso hídrico para toda a Grande Vitória. Por isso, o Programa Reflorestar tem alcançado o seu objetivo que é proteger as nascentes desses rios por meio do plantio de mudas.
Fonte: Secom/Viana