NUTRIÇÃO
Mais de 131 milhões de pessoas não têm acesso a dieta saudável
Políticas comerciais e de mercado podem desempenhar um papel fundamental na melhoria.
Em 20/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
ONU destaca que a falta de acessibilidade a uma dieta saudável observada em toda a região está associada a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais.
Mais de 131 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe não têm condições de comprar alimentos saudáveis, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas (ONU). O documento aponta que 22,5% dessa população não tem acesso a uma dieta saudável. Enquanto na América do Sul esse número atinge 18,4%, no Caribe chega a 52%.
Os dados referentes ao ano de 2020 representam um aumento de 8 milhões em comparação com o ano anterior. A análise aponta os índices ao custo médio diário mais alto de dietas saudáveis na América Latina e no Caribe em comparação com o resto das regiões do mundo, que chega a um valor de cerca de R$ 18 na América do Sul e de R$ 21 no Caribe.
A ONU destaca que a falta de acessibilidade a uma dieta saudável observada em toda a região está associada a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais. O relatório apresenta uma evidente relação entre a incapacidade de arcar com uma dieta saudável e variáveis como o nível de renda de um país, a incidência da pobreza e o nível de desigualdade.
O relatório também revela que o aumento dos preços internacionais dos alimentos experimentado desde 2020, exacerbado após o início do conflito na Ucrânia, e um aumento regional da inflação dos alimentos acima do nível geral, aumentaram as dificuldades para o acesso das pessoas a uma dieta saudável.
O documento também inclui recomendações baseadas em evidências e uma análise das políticas já implementadas para melhorar a disponibilidade e a acessibilidade dos alimentos nutritivos, principalmente a fim de apoiar às pessoas mais vulnerabilizadas e famílias de baixa renda, que gastam uma proporção mais significativa de seu orçamento em alimentos. (Por Lucas Rocha, da CNN)
Leia também:
> Papa pede fim de demissão de mulheres que engravidam
> Serra: Empreendedor pode solicitar empréstimo pelo celular
> Presidente Jair Bolsonaro sanciona campanha Agosto Lilás
> 200 empresas estarão em mutirão de negociação de dívidas
> Niterói abre hoje a série Cidades na Década do Oceano
> Serra amplia programa de erradicação do trabalho infantil
> Morreu hoje (8) a rainha Elizabeth II aos 96 anos, na Escócia
> Papa Francisco alerta para risco de escalada nuclear na Europa
> 07 de setembro: Procon dá dicas para aproveitar o feriado
> Justiça proíbe a venda de iPhone sem carregador de bateria
TAGS: ANÁLISE | DIETAS | MELHORIA | ACESSO | SAÚDAVEL