TEMAS GERAIS

Mais de 1,7 mil presos no ES vão passar Natal em casa.

Os 1.710 internos que foram beneficiados começaram a sair dos presídios.

Em 24/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 1,7 mil presos no Espírito Santo ganharam o benefício da saída temporária e vão passar o Natal em casa, segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O benefício, previsto na Lei de Execução Penal, é concedido para aqueles que cumprem pena em regime semiaberto, apresentam bom comportamento e já cumpriram parte da pena.

Os 1.710 internos que foram beneficiados começaram a sair dos presídios na terça-feira (22) e ficarão sete dias com os familiares.

As saídas temporárias acontecem em datas comemorativas específicas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães e dos Pais, para confraternização com a família. Elas funcionam com uma preparação e adaptação do detento ao retorno do convívio em sociedade, já que eles estão próximos de ganhar a liberdade.

Além das exigências já citadas, o preso deve voltar para o presídio no dia e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.

Em 2014, por determinação da justiça, 1.608 detentos receberam o benefício da saída temporária no Natal. Desse total, 56 não retornaram, equivalente a um índice de 3,5%.

Fonte: G1-ES