TEMAS GERAIS
Mais de 18 câmeras já estão operando em escolas de Aracruz
Mais 18 câmeras de videomonitoramento já estão operando em escolas da Rede de Ensino
Em 31/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
É importante destacar que essas escolas também possuem o botão do pânico que aciona automaticamente a base operacional, entrando em contato direto com as forças policiais.
A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (SEMED), de Administração e Recursos Humanos (SEMAD) – Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) - e de Ações Estratégicas (SEMAE), pensando em ofertar mais segurança à comunidade escolar, instalou em mais 14 unidades da rede de ensino municipal, 18 câmeras de videomonitoramento.
Esse serviço está em operação desde a última semana, sendo monitorado pela CISI 24 horas por dia. É importante destacar que essas escolas também possuem o botão do pânico que aciona automaticamente a base operacional, entrando em contato direto com as forças policiais.
"Desde quando ocorreram os atentados, em 25 de novembro, nas escolas do bairro Coqueiral, o governo Dr. Coutinho acendeu um alerta quanto à segurança de nossa comunidade escolar. Pensando nisso, demos continuidade ao planejamento elaborado para podermos proporcionar maior tranquilidade quanto ao retorno às atividades do ano letivo de 2023", destacou o secretário da SEMAD, Marcus Coelho.
Para a secretária da SEMED, Jenilza Spinassé, a ferramenta tecnológica, que vem trazendo resultados expressivos no combate ao crime no município, além de garantir a segurança nas escolas, também proporcionará o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
"Queremos garantir, da melhor forma possível, o mesmo sucesso que já estamos tendo com as demais câmeras espalhadas pela cidade. Essa nova tecnologia é fundamental para o avanço de nossa realidade escolar, uma vez que a garantia de um ambiente tranquilo e seguro contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de nossos estudantes, garantindo, ainda mais, conforto e confiança aos profissionais da educação, para assim desenvolverem seus trabalhos", enfatizou.
Com mais esse investimento, que levou em consideração o nível de vulnerabilidade das instituições de ensino, mais de 90% das escolas da Rede Municipal estão cobertas pelo serviço de videomonitoramento. O valor total estimado da última contratação é de R$ 907.440,00 por ano, com prestação de serviços de captura de imagens, por meio de câmeras de videomonitoramento, compreendendo a disponibilização dos equipamentos, instalação, suporte e manutenção, tanto na Central de Operações, quanto nos pontos remotos itinerantes, localizados nas escolas municipais.
"A gestão Dr. Coutinho está demonstrando muito cuidado e atenção com nossa comunidade escolar, por isso investiu fortemente na contratação de mais câmeras para as escolas municipais, de modo a garantir maior segurança, tanto aos estudantes quanto aos professores. Além desse investimento na segurança, a administração também cuida, com um olhar muito atento, no que diz respeito aos atendimentos psicológicos e da saúde mental, dos estudantes e professores", completou a secretária da SEMAE, Jeesala Coutinho. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)
Leia também:
> Chuva forte coloca Rio de Janeiro em estágio de atenção
> Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras
> Idaf intensifica orientações sobre regularização de barragens
> Em SP, ministro critica modelo de privatização da Eletrobras
> Professora morre e pessoas são feridas em ataque na escola
> Governo estuda decretar emergência climática em mil cidades
> Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
> CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
> Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
> Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
> São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer
TAGS: ARACRUZ | CÂMERAS | VIDEOMONITORAMENTO | ESCOLAS | SERVIÇOS