LAZER

Mais de 200 mil foliões foram às ruas de São Paulo para acompanhar os 74 blocos.

A chuva surpreendeu os foliões, mas a festa continuou depois do temporal.

Em 08/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de 200 mil foliões foram às ruas nos 74 blocos que desfilaram neste sábado (7) em São Paulo. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a maior parte dessas pessoas, cerca de 130 mil, integraram 17 blocos que desfilaram pela Vila Madalena e Pinheiros, na Zona Oeste. Neste domingo, 28 blocos de rua devem desfilar. 

A chuva surpreendeu os foliões no meio da tarde, mas a festa continuou depois do temporal e invadiu a noite. Os blocos foram orientados a manter os desfiles até as 22h, com a dispersão no máximo até 0h.
Motoristas foram pegos de surpresa e enfrentaram dificuldades para trafegar nas ruas próximas às utilizadas pela passagem dos blocos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que usou 250 agentes na realização de bloqueios e o acompanhamento dos blocos. O pico de lentidão foi registrado às 15h, com 15 km.

A Prefeitura diz que colocou 250 agentes da CET para fazer bloqueios e acompanhar os blocos, 150 agentes para fiscalizar o cumprimento de normas municipais, 49 carros da GCM e 187 agentes para atuar junto aos blocos e mais de 560 banheiros químicos. O Samu disponibilizou 105 ambulâncias e até o final da tarde nenhuma ocorrência relacionada ao Carnaval foi registrada.

Foliões tomam banho de chuva em bloco carnavalesco (Foto: Victor Moriyama/G1)
Foliões tomam banho de chuva em bloco carnavalesco (Foto: Victor Moriyama/G1)

A Prefeitura colocou cerca de 560 banheiros químicos no percurso dos blocos. Cerca de 800 funcionários fizeram a limpeza das vias. Eles usaram 50 carros-pipa abastecidos com água de reúso.

Segundo a Prefeitura, 140 agentes de limpeza trabalharam na região da Vila Madalena ao longo de todo o dia, com 30 caminhões para o recolhimento dos resíduos. Foram instalados 194 banheiros químicos, sete ambulâncias, cada uma delas com um socorrista, e dois postos médicos. O SAMU mobilizou duas bases para o atendimento à região e até o fim da tarde, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) levou cerca de 70 agentes para a região para realizar os bloqueios de vias, impedir o estacionamento de veículos nas ruas de concentração e garantir o acesso dos moradores.

A grande concentração de pessoas em torno da Avenida Paulo VI, que recebeu os blocos Bangalafumenga e Sargento Pimenta, ocasionou lentidão do trânsito nas vias dos arredores durante a tarde.

Na parte de segurança, para coibir crimes e dar apoio as apreensões, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) escalou 107 profissionais e 25 viaturas para a região. Ao longo do dia, foram apreendidos 830 itens de comércio irregular, entre latas e garrafas de cerveja, de vinho e de água. Foram também recolhidos sete carrinhos e cinco caixas de isopor. A Polícia Militar também atuou na Vila Madalena, assim como equipes do Programa de Silêncio Urbano (PSIU).

Na madrugada entre sexta (6) e sábado (7), 70 profissionais atuaram na limpeza das ruas do bairro. Foram recolhidos 17 toneladas de lixo e utilizados 50 metros cúbicos de água de reúso e 80 litros de desinfetante para a limpeza das vias.

Neste domingo, haverá bloqueio na Faria Lima, das 12h às 20h, entre a Rua Padre Carvalho e o Largo da Batata, e na Avenida Paulo VI, das 13h às 19h, entre a Rua Henrique Schaumann e a Praça Caetano Fraccaroli, no sentido Sumaré. Lá haverá desfile dos blocos Gambiarra e Quizomba, que devem levar 20 mil para as ruas.

Na Vila Madalena poderá ocorrer bloqueios momentâneos para a passagem dos blocos nas ruas Girassol, Wisard, Simão Álvares e Cardeal Arcoverde. Ainda segundo a CET, os motoristas deverão utilizar como alternativas: Rua Heitor Penteado, Avenida Doutor Arnaldo, Avenida Rebouças, Avenida Eusébio Matoso, Avenida das Nações Unidas, Avenida Frederico Herman Junior e Rua Natingui.

Na região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul, o desfila da Banda Gueri-Gueri vai fazer com que haja bloqueio parcial, entre as 14h e 23h59 de sábado (7), das praças General Estilac Leal e Armando de Salles Oliveira; na Avenida Pedro Álvares Cabral, entre a Praça Armando Salles de Oliveira e a Praça Escoteiro Aldo Chioratto; na Rua Abílio Soares, entre a Avenida General Mário Kozel Filho e a Avenida Pedro Álvares Cabral; e na Rua Manoel da Nóbrega, entre a Praça General Estilac Leal, Praça Armando de Salles Oliveira e a Praça Dia do Senhor.

Centro
Vias da Bela Vista serão bloqueadas parcial e momentaneamente para a passagem do desfile do bloco Fuzuê SP, entre as 13h e as 18h. A concentração será Praça Dom Orione e, de lá, os foliões percorrerão as ruas Rui Barbosa, Santo Antônio e Treze de Maio.

Na Luz haverá bloqueios entre as ruas Brigadeiro Tobias e Viaduto General Couto Magalhães,  das 11h às 22h. Os motoristas que precisarem acessar a região deverão desviar pelas ruas Prates e Ribeiro de Lima, além da Avenida Tiradentes.

A Ciclofaixa de Lazer do Centro não será ativada na região do Parque da Luz, neste domingo. Os ciclistas deverão efetuar o retorno na Avenida Casper Libero e Rua Mauá.

Chuva forte não desanima foliões em bloco de carnaval paulistano (Foto: Victor Moriyama/G1)
Chuva forte não desanima foliões em bloco de carnaval paulistano (Foto: Victor Moriyama/G1)