NEGÓCIOS
Mais de 30 toneladas de mel para exportação.
Somente em Viana(ES) foram produzidos cerca de 20 toneladas.
Em 07/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O que era visto apenas como um hobby, atualmente, tem sido responsável pela fonte de renda da agricultura familiar. Apicultores de Viana e de outros municípios produziram cerca de 32 toneladas de mel entre de janeiro a abril deste ano. Municípios como Rio Bananal e São Domingos do Norte também participaram da produção.
Segundo o apicultor Giliard Volkers Barbosa, a produção é enviada para o Estado de São Paulo para a empresa Apidouro, uma das principais exportadoras de mel do Brasil. Lá, ela faz a análise do produto e sua certificação. Os principais locais de exportação da Apidouro são a Europa, América do Norte e Ásia.
“O mel é preparado de acordo com as exigências do mercado para fazer a exportação. Somente em Viana produzimos cerca de 20 toneladas. Uma carga já saiu em março e a outra no mês de abril”, disse o apicultor. Ele afirma que a média brasileira de mel é de 16 kg por comeia. “Com o trabalho que realizo a partir do melhoramento genético com as abelhas, a minha produtividade varia de ano a ano, chegando a uma produtividade entre 60 a 85 kg de mel por colmeia”, explica.
O apicultor explicou como é realizado o trabalho de melhoramento genético, o que tem elevado sua produção. “A abelha tem um ciclo de reprodução, durante o ano faço o estímulo das minhas colmeias a prolongarem esse ciclo de reprodução e reproduzo abelhas princesas para que elas cruzem fora do período do ciclo de reprodução. Em um período em que só as minhas colmeias tem abelhas macho (zangões), isso garante a fecundação de alta produção e também menos agressivas”, explica.
A produção do mel é significativa na geração de renda para os apicultores que integram a Associação Vianense de Apicultores (AVIAPIS). Os agricultores têm percebido a importância da apicultura e o quanto ela pode ser rentável, pois além da extração do mel, o agricultor familiar pode fabricar produtos da agroindústria à base de mel ou da cera da abelha, para aumentar o valor agregado da sua produção, complementando a renda familiar.
Giliard afirma que sua principal fonte de renda hoje vem do mel. Além dele mais dois ajudantes também se beneficiam da renda obtida por meio da produção das abelhas. Atualmente, ele possui quatro apiários localizados em Pedra da Mulata, Formate e Nova Belém, e mais quatros apiários na Serra.
Toda a paixão pela apicultura vem do pai, Alcir Barbosa, que também é apicultor. “Desde a infância acompanho ele na apicultura. Aos 15 anos já ajudava no trabalho com a produção das abelhas. Além de fazer o que gosto, hoje me profissionalizei e é minha principal fonte de renda e da minha família”, explica.
Quem tiver interesse em adquirir o mel pode entrar em contato com o apicultor nos telefones: 3255-2808 ou 9 9950-6917 (Giliard).
Fonte: Secom-Viana