CIDADE

Mais de 700 calçadas cidadãs construídas em Vitória em 2019

O ano com mais obras foi 2015, com 1.344 calçadas prontas.

Em 10/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

Mais de 700 calçadas cidadãs foram construídas na capital pelos proprietários dos imóveis em 2019. O número é expressivo e demonstra o resultado do trabalho da Gerência de Calçada Cidadã, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Quem ganha com isso são os pedestres, que passam a ter mais espaços de caminhada com conforto, segurança e acessibilidade.

De 2013 a 2019, 5.330 calçadas foram reformadas no padrão Calçada Cidadã. O ano com mais obras foi 2015, ano da criação do projeto, com 1.344 calçadas prontas.

"Os resultados são muito bons. Tivemos 722 calçadas concluídas em Vitória. Isso mostra que nossa equipe está no caminho certo e que os moradores abraçaram a ideia de mobilidade urbana", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Síndicos

No último ano, os técnicos da Gerência de Calçada Cidadã formaram síndicos nos bairros para serem replicadores no projeto em suas regiões. Foram feitas qualificações em Mata da Praia, Morada de Camburi, Bairro República, Boa Vista, Enseada do Suá, Jardim Camburi e Jardim da Penha.

"Essa formação é muito importante para a divulgação, colaboração e o bom trabalho de nossos agentes. Trabalhamos para melhorar a acessibilidade da cidade, por esse motivo é tão significativo os resultados que colhemos ao longo dos anos”, comentou o gerente de Calçada Cidade, Peterson Pimentel.

Além desse trabalho, os técnicos fiscalizaram as 554 denúncias de calçadas com problemas recebidas pelo Fala Vitória 156 e pelo aplicativo Vitória Online. (Com informações da Prefeitura de Vitória)