CIDADE

Mais de 72 mil eleitores de Vitória ainda não fizeram a biometria.

Prazo termina nesta quinta-feira (31) e não será prorrogado.

Em 30/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A um dia do fim do prazo para o cadastramento biométrico, 72.684 eleitores da Capital ainda não compareceram aos cartórios para realizar o procedimento. Nesta terça-feira (29), apenas 3.816 cadastramentos foram realizados. O serviço começou em outubro de 2015.

Nesta reta final, uma dúvida pertinente a muitos eleitores diz respeito ao prazo de transferência do domicílio eleitoral para quem mudou de Vitória, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirma que o eleitor que não se recadastrar até quarta-feira (31), terá o título e o CPF cancelados, mas o prazo para essa transferência segue até o dia 4 de maio.

A assessora técnica da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE, Jaqueline Nunes, afirma que os eleitores de Vitória que residem em outros municípios realmente poderão requerer a transferência até o dia 04 de maio.

“Nesse caso, mesmo estando com os títulos cancelados pela revisão de Vitória, os documentos serão regularizados pelo processamento das transferências eleitorais”, destacou.

A assessora explica que o TRE se preparou adequadamente para atender a todo o eleitorado do município e reiterou que não haverá prorrogação no prazo estipulado para o realização do cadastramento biométrico.

“A revisão do eleitorado é regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que limitou o atendimento aos eleitores sujeitos à revisão ao mês de março, em ano eleitoral, portanto, a revisão não será prorrogada”.

O recadastramento é obrigatório para eleitores com idades entre 18 e 70 anos e a não realização do procedimento implicará na suspensão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), acrescente-se que a pessoa será impedida de emitir passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos e efetuar matrícula em instituições públicas de ensino.

O atendimento acontece até amanhã, das 09h às 18h. Para fazer o cadastramento o eleitor precisa apresentar no cartório um documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título. Vale ressaltar que homens maiores de 18 anos, em caso de primeiro alistamento, devem apresentar quitação militar.

Os atendimentos acontecem no cartório da 56ª Zona Eleitoral, em Jardim Camburi, na Central de Atendimento Biométrico, na Reta da Penha, e no cartório da 52ª Zona Eleitoral, na Enseada do Suá.

Fonte: G1-ES