EDUCAÇÃO
Mais de 800 profissionais serão qualificados na Escola Senai do Plástico.
O setor de transformação do plástico no Espírito Santo é formado por 120 empresas.
Em 29/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Sistema Findes inaugurou na manhã desta quinta-feira (29) a Escola Senai do Plástico “Antonio Carlos Torres”, no Senai Civit, em Serra. Com investimento de R$ 4 milhões em um corpo docente capacitado e equipamentos de alta tecnologia, cerca de 800 profissionais serão qualificados por ano no segmento do plástico. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, do governador do Estado, Paulo Hartung, do prefeito de Serra, Audifax Barcelos, empresários e representantes da Findes.
O presidente Marcos Guerra destacou a importância do diálogo na construção do projeto da unidade. “Nossa gestão é voltada para o diálogo. Temos buscado ouvir os industriais, conhecer suas demandas e desenvolver projetos que atendam às necessidades específicas de cada setor. O Sistema Findes tem investido em verdadeiras indústrias-conceito, a exemplo do Senai Centromoda, construído em Colatina. Queremos nossas escolas iguais ou melhores que as indústrias e, para isso, temos procurado o que há de melhor no mercado em tecnologia e inovação. A Escola Senai do Plástico cumpre todos esses requisitos e poderá fortalecer ainda mais o setor, que tem produtos de referência espalhados pelo país.”
Já o governador Paulo Hartung ressaltou que, no atual contexto socioeconômico nacional, a inauguração de uma unidade de ensino é uma agenda extremamente importante para alavancar o desenvolvimento. "Disponibilizar um espaço moderno, com laboratórios bem equipados para a prática da educação é importantíssimo. O maior desafio que temos no país não é a infraestrutura econômica, mas sim o capital humano, a educação desde sua base. Essa metodologia educacional é que almejamos para o nosso Estado, que chamamos de Escola Viva, e estamos implementando no Espírito Santo. Temos que ter um espaço conectado e atrativo como nossos jovens almejam e o mercado demanda.”
Diversas reuniões foram realizadas com industriais do setor do plástico e com empresários de Serra. “Como representante da Regional de Serra, recebi a missão de aproximar o industrial da escola. E, hoje, posso ver que o trabalho tem surtido efeito. Com a união de forças montamos a Escola do Plástico, e todos sairão ganhando – tanto a população, quanto o município”, afirmou o vice-presidente institucional da Findes em Serra, José Carlos Zanotelli.
O empresário Antonio Carlos Torres recebeu uma placa de homenagem como patrono da Escola Senai do Plástico e, emocionado, agradeceu o reconhecimento. “É uma honra receber essa homenagem e acredito que essa inauguração é um marco para o município e para as indústrias do plástico. Não precisaremos mais contratar profissionais de outro Estado, pois agora teremos pessoas capacitadas no segmento aqui no Espírito Santo. Fico feliz por fazer parte dessa história”, declarou.
O setor de transformação do plástico no Espírito Santo é formado por 120 empresas e gera mais de cinco mil empregos. O presidente do Sindiplast-ES, Neviton Helmer Gasparini, ressaltou que a qualificação dos profissionais irá fomentar a economia do plástico. “Este é o melhor momento para aumentar a competitividade da indústria. Hoje estamos entregando uma escola moderna, de alta qualidade e com professores bem preparados. O setor do plástico agradece ao presidente Marcos Guerra.”
A Escola Senai do Plástico é formada por cinco espaços didáticos para atividades práticas do curso Técnico em Plástico e demais cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional: laboratório de projetos e concepção de moldes; ferramentaria; manufatura do plástico; ensaios mecânicos do plástico; e laboratório de hidráulica e pneumática. Dentre as qualificações, estão os cursos de Ferramenteiro; Operador de Extrusão; Operador de Termoformagem; e Operador de Impressão Dry Off Set.
Ascom/Findes