CIDADE
Mais de 86% dos pacientes aprovam serviços da rede municipal de saúde
A Prefeitura de Vitória/ ES adota o modelo de gestão compartilhada em seus fluxos de trabalho...
Em 15/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Prefeitura de Vitória adota o modelo de gestão compartilhada em seus fluxos de trabalho e uma das ferramentas dessa proposta é o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS, implantado em agosto de 2014, que visa aprimorar as práticas profissionais e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão na rede municipal de saúde. Por isso, toda vez que um morador de Vitória utiliza a rede, recebe um torpedo via celular para avaliar, gratuitamente, esses serviços.
A participação dos pacientes nas avaliações tem aumentado a cada mês. Em setembro de 2014, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) computou que 3.219 usuários responderam à avaliação. Já em março deste ano, foram 11.690. Destes, 86,70% avaliaram os serviços como "ótimo/excelente" e "bom/muito bom". Veja aqui o resultado e o quadro de evolução das notas em 2015.
Melhores notas
As unidades de saúde de Andorinhas, Bairro da Penha, Ilha de Santa Maria, Jesus de Nazareth, Maruípe, Santa Luíza e Santa Tereza receberam notas acima de 9. Já os Prontos-Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá receberam notas acima de 7 e os Centros de Especialidades, acima de 9.
O sistema possibilita uma avaliação quantitativa e qualitativa, já que o usuário pode descrever a análise do atendimento recebido com até 160 caracteres. A partir dessas análises, são adotadas medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.
"As notas são sempre crescentes e refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Sistema
Para a prestação desse serviço, a Prefeitura de Vitória utiliza a tecnologia Móbile Originated, na qual os torpedos são disparados através da Rede Bem Estar (RBE) diretamente para o aparelho do usuário, permitindo que a resposta digitada seja capturada pela base de dados.
A Rede Bem Estar é um Sistema de Gestão Informatizado da Semus, que tem o objetivo de registrar dados resultantes de toda a rede de serviço prestado ao munícipe em suas necessidades de atenção à saúde.
A RBE foi desenvolvida pela Prefeitura de Vitória e oferece uma variedade de serviços. Além do Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS, são disponibilizados o prontuário eletrônico do paciente (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros), utilizando a assinatura digital, além da gestão do agendamento de retorno de especialidade e atestados médicos que permitem validação através do uso de QR Code.
Fonte:PMV