RELIGIÃO
Mais de um milhão de fiéis se juntam por Nossa Senhora da Penha
Uma multidão se reuniu em um caminho marcado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Penha.
Em 27/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Festa da Penha 2025
Durante a Romaria, que saiu da Catedral Metropolitana, rumo ao Parque da Prainha, as manifestações de fé eram emocionantes: pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes seguiam em agradecimento pelas bênçãos recebidas de Nossa Senhora das Alegrias.
Com uma estimativa de mais de um milhão de pessoas, a Romaria dos Homens reuniu, na noite deste sábado (26), uma multidão de fiéis em um caminho marcado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Penha. Neste fim de semana, acontecem as romarias mais aguardadas da Festa da Penha 2025, que será encerrada na segunda-feira (28) com a missa de encerramento e o show do Padre Reginaldo Manzotti na Prainha.
Durante a missa de envio dos romeiros, realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória Dom Andherson Franklin inspirou os fiéis a fortalecerem a fé ao longo da peregrinação. "É no caminho que o Senhor nos fala. Somos todos peregrinos da esperança, unidos a Maria, a primeira peregrina a acolher a grande esperança de Cristo", proclamou.
Papa Francisco
Dom Andherson também lembrou o papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21).
"Colocamos nas mãos de Deus nosso amado papa Francisco, alguém que soube transformar o Evangelho que o acolheu. Que ninguém se sinta excluído do anúncio de Cristo."
Milhares de romeiros acompanharam a celebração, expressando sua devoção, agradecendo curas e renovando a fé.
Durante a caminhada rumo ao Parque da Prainha, as manifestações de fé eram emocionantes: pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes seguiam em agradecimento pelas bênçãos recebidas de Nossa Senhora das Alegrias. Moradores do Centro de Vitória jogavam pétalas de flores das janelas, homenageando os devotos. No trajeto, os fiéis foram acompanhados por trios elétricos que animavam a romaria com músicas e orações. Os romeiros foram acompanhados pelo bispo auxiliar Andherson Franklin, os frades franciscanos e o guardião do Convento da Penha, frei Gabriel Dellandrea, que fizeram todo o percurso a pé.
Percurso
A procissão saiu da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessou a Rua São Francisco e passou sob o Viaduto Caramuru. Seguiu pelo Parque Moscoso, via Avenida Cleto Nunes, e continuou pela Avenida Marcos de Azevedo, próximo ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Depois, atravessou a Vila Rubim pela Avenida Duarte Lemos e passou pela Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca. Ao chegar à Segunda Ponte, os romeiros seguiram em direção a Vila Velha. Já no município canela-verde, o percurso continuou pelas avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Champagnat, pela Rua Antônio Ataíde e, por fim, alcançou o Parque da Prainha.
Na chegada ao palco da Prainha, se apresentava o Coral ArcelorMittal, embelezando o fim da caminhada dos fiéis. Na sequência, o arcebispo de Vitória Dom Ângelo Mezzari celebrou a missa de encerramento da Romaria dos Homens, acompanhada pelos romeiros que percorreram os 14km de trajeto da Catedral até os pés do Convento da Penha.
Tradição
Realizada há 70 anos, a Romaria dos Homens é um dos momentos mais tradicionais da Festa da Penha e reúne mais de um milhão de pessoas, segundo a organização. As celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Penha são as mais antigas do país. A Festa da Penha é hoje a terceira maior festividade mariana do Brasil.
Programação
Domingo (27) - 8º Dia do Oitavário
Tema: Com Maria, peregrinos da Esperança
5h e 7h – Missas na Capela do Convento
8h – Remaria, concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, Praia da Costa
8h – Concentração Moto Romaria no Parque de exposição de Viana. Saída às 9h em direção à Prainha – Realização: Polícia Rodoviária Federal
9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento - transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
11h – Missa no Campinho do Convento
15h – Especial Salve Mãe das Alegrias com Laila Magesk, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste e convidados – no Parque da Prainha - transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
15h30 – Romaria das Mulheres - saída do Santuário de Vila Velha - transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
16h30 – Devocional - Parque da Prainha - transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
17h – Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres no Parque da Prainha - transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)
19h – Coro Jovem Vale Música canta Clube da Esquina com participação de Flávio Venturini, no Parque da Prainha
22h – Missa de abertura da Vigília Jovem - Campinho do Convento e logo após, música e oração com participação de Nilton Junior
Segunda-feira (28)
"Dia de Nossa Senhora da Penha - Padroeira do Espírito Santo"
0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h e 9h – Missas na Capela do Convento
7h – Missa CRB e Seminário - Campinho do Convento - transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
7h – Romaria dos ciclistas de Vitória – saída do Atlântica Parque, no final da orla de Camburi, em Jardim Camburi
8h – Romaria dos Conguistas, saída do portão do Convento em direção ao Campinho
8h – Romaria dos Ciclistas de Vila Velha – saída em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha
10h – Missa - Pastorais Sociais - Vicariato para Ação Social - Campinho do Convento - transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
12h – Missa no Campinho do Convento
14h – Programa Especial Salve Mãe das Alegrias com Laila Magesk, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste e convidados no Parque da Prainha - transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)
16h – Missa de encerramento da Festa da Penha no Parque da Prainha - transmitida pela TV Gazeta
18h30 – Show de encerramento da Festa da Penha com Padre Reginaldo Manzotti – Parque da Prainha
Após o show de encerramento - despedida da Imagem de Nossa Senhora da Penha - os fiéis poderão acompanhar até o portão do Convento, onde haverá bênção final e os freis subirão com a imagem.
Festa da Penha 2025
A 455ª edição da Festa da Penha acontece em comunhão com o Jubileu da Igreja Católica, sob o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”. Durante os nove dias de festa em honra à Padroeira do Espírito Santo, os fiéis são convidados a redescobrir a esperança cristã. A programação contempla mais de 50 missas e 14 romarias. A expectativa é reunir milhares de devotos até o dia 28 de abril, no maior evento religioso do Espírito Santo e terceiro maior do Brasil.
A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha, Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e Prefeitura Municipal de Vila Velha. O apoio institucional é da Prefeitura da Serra, Prefeitura de Cariacica e Governo do Espírito Santo. (Por Lucas Valadão/AsImp)
Leia também:
> Diocese de São Mateus celebra missa no sétimo dia do oitavário
> Homilia de missa fúnebre resgata legado do papa Francisco
> Encenação da Paixão de Cristo de Vista da Serra será sábado
> “Oração em Canção” reuniu fiéis no Campinho do Convento da Penha
> Romaria dos Ciclistas leva fé e esporte para Festa da Penha
> Show de Adriana Arydes emociona os fiéis na Festa da Penha
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













