CULTURA
Mais duas cidades fluminenses recebem os livros de Maria do Rosário
No Rio de Janeiro, o evento está previsto para as 16 horas do dia 28 de maio, na sede da Falarj.
Em 09/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As cidades fluminenses de Carmo e Rio de Janeiro serão palco de mais dois relançamentos dos livros “Artes Plásticas e Lendas Capixabas (As Maravilhas do Espírito Santo e de Outros Estados Brasileiros)” e “Arte para Educar” (edição trilíngue, em português, espanhol e inglês), da escritora, artista plástica e advogada Maria do Rosário Silva Santos, fluminense de berço, capixaba por adoção.
Em Carmo, onde Rosário nasceu, os dois livros farão parte da “Noite Cultural Poemarte”, que também inclui uma exposição de seus trabalhos de artes plásticas, intitulada “Outono”. A noitada está marcada para as 19 horas de 16 de maio (próximo sábado), na sede da Aexi (Associação da Excelente Idade de Carmo-RJ), Rua Manoel Cosendey Cortes, 19 (CEP 28640-000).
No Rio de Janeiro, o evento está previsto para as 16 horas do dia 28 de maio (uma quinta-feira), na sede da Falarj (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro), que fica no Auditório J. E. Pizarro Drummond, Rua Teixeira de Freitas, 5, 3º andar, Centro do Rio (CEP 20021-350).
OS LIVROS
“Artes Plásticas e Lendas Capixabas”, cujo título já revela seu conteúdo, foi editado com recursos da Lei Chico Prego, de incentivo à cultura do município capixaba da Serra. E a autora se prepara para uma nova edição, aprovada pela mesma Lei no seu edital de 2014, aguardando liberação do dinheiro.
Já o trilíngue “Arte para Educar” foi editado por lei semelhante do Município de Vitória (capital do Espírito Santo), a Lei Rubem Braga. Voltado para as crianças que começam a dominar a leitura, o livro reúne 10 poemas que visam a orientar os leitores a se adaptarem aos desafios de seu dia a dia na sociedade.
Ilustrados pela própria autora, os dois livros já tinham sido lançados em terras fluminenses anteriormente, dia 7 de março, como parte importante das homenagens da Cidade de Três Rios ao Dia Internacional da Mulher.
A AUTORA
Rosário é originária de Córrego da Prata, distrito do Município de Carmo, mas já se fazem pelo menos 28 anos que ela e sua família decidiram fazer de Vitória o seu domicílio oficial. Com os dois títulos ora em relançamento, a escritora soma cinco livros publicados. Ela costuma levar seus trabalhos para além das fronteiras capixabas, seja para cidades brasileiras (como no caso presente) ou até mesmo para fora do país, a localidades onde conta com excelentes relações de amizade, como Miami (Estado da Flórida, EUA) e Letícia (Colômbia).
Por Maurilen de Paulo Cruz - jornalista