SAÚDE

Mais Médicos tem recorde de profissionais atuando em 2023

Brasil registrou aumento de 105% no quantitativo de profissionais atuantes no Mais Médicos.

Em 03/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jerônimo Gonzalez/Ministério da Saúde

Com mais de 28 mil médicos em ação, programa Mais Médicos chegou a 744 novos municípios. Todos os 34 distritos indígenas receberam atendimento no ano passado.


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra à ingressos para o Show do Roupa Nova

Brasil registrou um aumento de 105% no quantitativo de profissionais atuantes no Mais Médicos no ano de 2023. Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados com o programa. Além disso, em apenas um ano, o Mais Médicos alcançou 744 novos municípios de todas as cinco regiões brasileiras.

Os médicos também chegaram em 100% dos 34 distritos sanitários indígenas - um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos. Só no território Yanomami, o número de profissionais subiu de 9 no início do ano passado para 28 atualmente. Ao todo, são 977 novos profissionais atuando na saúde indígena e em mais duas áreas: o Consultório na Rua e a saúde prisional.

“Mais que dobramos o efetivo de médicos em relação ao ano de 2022. Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4 mil municípios atendidos, com ênfase nas periferias e no interior do país”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, por falta de perspectiva profissional. A partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios. Ao longo do curso, os médicos têm a oportunidade de entrar em contato com temas relevantes para a prática clínica e para o cotidiano das ações que são desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, elevando o grau de resolutividade na atenção primária, a principal porta de entrada do SUS.

O diretor de programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, diz que, atualmente, o Brasil conta com mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.

“O Mais Médicos é uma grande estratégia nacional para formação de especialistas. A expectativa é que nos próximos anos cada uma das equipes de saúde da família tenha um médico especialista, o que vai melhorar consideravelmente o atendimento às comunidades”, explica. (Com informações do Ministério da Saúde)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Campanha Janeiro Branco alerta para saúde mental e emocional
Farmácia Popular alcançou 494,6 mil capixabas no ano de 2023
Linhares: Secretaria de saúde mantém equipes nos balneários
Vacinação sem agendamento na Serra neste sábado (30)
Vacinas sem agendamento em Vila Velha neste sábado (30)
Hospital Roberto Silvares realiza neurocirurgia inédita no norte
Reclamações contra planos de saúde cresceram quase 50%
Dengue: Aracruz alerta sobre a importância da prevenção
Saúde: Terra Vermelha vai ofertar agendamento online

TAGS:
MAIS MÉDICOS | PROFISSIONAIS | SAÚDE | ATENDIMENTOS | RECORDE