CIDADE

Mandioca com 75 kg e 23 raízes é colhida em Venda Nova, ES

Engenheiro agrônomo acredita que seja uma variação genética da planta.

Em 22/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma mandioca com 75 kg e 23 raízes foi colhida no quintal de uma casa em Venda Nova do Imigrante, no Sul do Espírito Santo, nesta semana.

O perfurador de poço Nelson Savoli contou que retirou a mandioca inteira da terra com receio de que as pessoas não acreditassem.

“Comecei a cavar ao redor, aí começou a aparecer raiz, raiz, raiz. Eu me assustei. Aí foi chegando gente e ficando, tirando foto, acho que puseram até na internet”, contou Nelson.

O terreno onde foi feito o plantio não recebeu nenhum tratamento especial. Engenheiros agrônomos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria do Meio Ambiente (Seama) fizeram uma avaliação sobre o caso e concordaram que não é comum.

“A única explicação que a gente tem para uma mandioca desse porte seria a variação genética da cultura”, disse o engenheiro agrônomo da Seama, Woelpher Pierângelo.

A engenheira agrônoma do Incaper explicou que o tamanho está fora dos padrões da variedade. “O normal da variedade Cacau é que ela produza raízes de 8kg até 12kg, e já ocorreram casos de chegar até 20kg", explicou.

O lavrador Albino Francisco trabalha em um local próximo ao terreno onde foi plantada a mandioca gigante, mas não tinha visto o tubérculo até esta quinta-feira (21). “É grande mesmo. Uma coisa absurda demais”, disse.

Nelson Savoli já decidiu que vai tentar plantar novamente a mandioca gigante e também resolveu compartilhar a rama com os vizinhos.

“Gente aqui da rua já pediu rama, disseram que queriam a rama da mesma mandioca. Eu vou plantar um pouquinho e vou dar um pouquinho para eles plantarem, para ver se vai dar mais”, contou.

Fonte: G1-Espírito Santo