CULTURA
Mar da Música chega a Jardim Camburi com 5 atrações hoje (2)
Carlos Papel abre a maratona de show em Jardim Camburi, em Vitória.
Em 02/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No domingo (2), o palco do Mar da Música chega em Jardim Camburi, ao lado do Serviço de Orientação ao Exercício. São cinco apresentações musicais que começam a partir das 17 horas.
A primeira atração da noite é o artista Carlos Papel, com o show “Centro da Memória”, que vai trazer a força da cultura regional, transitando desde o samba, MPB e a música regional. As canções, apresentadas no formato voz e duo de violões, transitam pela busca e reafirmação da identidade cultural de um estado, que possui muitas curiosidades em sua longa história.
Tendo como ponto de partida a cultura indígena e seus cantos ancestrais, Carlos Papel canta as belezas de nosso Estado, também transitando pela relação íntima com as Minas Gerais numa viagem de trem de ferro à margem do Rio Doce. A viagem chega à Vitória e revela a “capital das artes” ao retratar o Centro Histórico. O músico desenha assim com suas canções a relação afetiva com o estado que adotou para si.
Às 18 horas, o DJ Leo Ayres apresenta o projeto Ayro House, em que traz ao público capixaba a batida contagiante da música eletrônica, enfatizando o seu lado eufórico e envolvente, trazendo no formato de apresentação DJ solo, o encantamento dos “Clubs” de Chicago, berço deste estilo.
Em seguida, é a vez de Douglas Lopes com o show “Livre pra Viver” que apresenta um repertório diverso, com canções autorais e releituras de canções conhecidas de outros artistas. Sempre baseado em seu estilo pop, o cantor passeia por canções com alto teor otimista sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, relações humanas e o cotidiano; o que emociona e engaja a plateia.
Às 20 horas, é a vez de Henrique Mattiuzzi com o show Alforge de Composições, em que apresenta composições próprias escritas ao longo dos últimos nove anos de carreira, inspiradas nas viagens pelas capitais e interiores do Brasil. São canções onde ressaltam a lírica e a poesia sob contexto crítico filosófico regional, envolvendo levadas de MPB, Rock, Congo, Baião e Forró Pé de Serra.
Para fechar a noite, o ritmo do forró vai tomar conta de todos com o show "Forró no pé do ouvido", com o Duo Dora Dalva e Potiguara Menezes.
A apresentação prioriza a difusão desse estilo musical, mas não deixa de lado algumas canções marcantes dos autores mencionados. Além disso, músicas de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Genário, Toninho Horta, Mestrinho e Michael Pipoquinha, estão no repertório, pensado para equilibrar a atmosfera lírica criada pelos temas instrumentais com as imagens evocadas pela poesia das canções.
Mar da Música
O Mar da Música é uma política pública que visa a movimentar o verão da Capital, trazendo artistas locais selecionados por edital para mostrarem seu trabalho para o público. Cada show tem duração de 50 minutos. Além de levar música de qualidade à população, o projeto abre espaço para que novos talentos se firmem no cenário musical.
Este ano, foram 32 artistas selecionados por edital para mostrar seu trabalho para o público. Além disso, todas as apresentações contam com um intérprete de libras, uma política pública voltada a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. (Com informações da Prefeitura de Vitória)