CIDADE

Maré sobe e alaga ruas em Dom João Batista, Vila Velha (ES).

Prefeitura disse que não é possível uma solução imediata, mas que equipe vai ao local para fazer drenagem.

Em 31/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As ruas do bairro Dom João Batista, em Vila Velha, estão ficando alagadas toda vez que a maré sobe. Alguns moradores contaram que ficam ilhados em casa e pedem uma providência do poder público. A prefeitura informou que não há nenhum projeto para resolver o problema imediatamente, mas que uma equipe vai o local para melhorar o sistema de drenagem.

Quando a maré começa a encher, rapidamente a água ultrapassa as calçadas e as ruas ficam alagadas. Para sair de cada, a aposentada Maria das Graças Ales dos Santos tem que levar a bisneta no colo e caminhar na água.

"Não tem como sair para lado nenhum. Eu fico presa dentro de casa, se eu colocar o pé para fora de casa acabo pisando na água cheia de esgoto e nojeira. Estamos abandonados nesse bairro", falou a idosa.

Quando volta da escola, o estudante Douglas, de nove anos, conta que precisa tirar o tênis para passar pelas ruas alagadas. Mas mesmo assim, ele acaba molhando o uniforme. "É ruim, pois um dia desse a água já chegou na canela", falou o menino.

Um vídeo gravado por moradores mostra como fica a situação à noite, quando mais água se acumula nas ruas do bairro. Quem vive no bairro conta que a situação piorou depois de 2001, com a urbanização do bairro. Eles também alegam que o assoreamento de um dos braços do Rio Aribiri contribuiu para o que vem acontecendo.

"O Rio Aribiri se encontra assoreado. Ele recebe a água de toda a baía de Vitória, então isso não é uma novidade. Queremos que o governo e a prefeitura tragam pessoas para discutir essa situação com os moradores", falou o morador Reginaldo Rosa.

O líder comunitário Nanderson Barbosa explicou que os moradores têm receito até mesmo de comprar móveis novos, com medo de estragar. "O pessoal está esquecido aqui, queremos que o prefeito lembre da gente. Até os carros, motos, tudo estraga", explicou.

Prefeitura

O secretário de Infraestrutura, Projetos e Obras da Prefeitura de Vila Velha, Luiz Otávio Machado, explicou que não há nenhum projeto elaborado para resolver o problema imediatamente, mas que equipes vão ainda esse semana até o bairro para melhorar o sistema de drenagem.

"O problema maior é que a gente teria que dar uma manutenção melhor nas redes de esgoto, de drenagem, e que isso a gente vem programando. Na semana que vem vamos entrar na região com carro sugador para fazer uma manutenção melhor naquelas redes", explicou.

*Referência: Rua alagada no bairro Dom João Batista, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta).