MEIO AMBIENTE

Marchas contra mudança climática reúnem 570 mil em 175 países.

Em mais de dez países a adesão ao evento foi grande, como Nova Zelândia (33 mil).

Em 29/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As manifestações realizadas em 175 países contra a mudança climática reuniram 570 mil pessoas, de acordo com as primeiras estimativas da associação organizadora Avaaz, o que representa o dobro de participantes do ano passado.

A associação informou em comunicado que esse número aumentará porque, quando a apuração foi feita, ainda havia grandes passeatas na Cidade do México, Ottawa e Vancuver, e, por isso, o total poderia superar os 600 mil participantes.

O grupo relatou que por conta do estado de emergência decretado na França após os recentes atentados terroristas não foi permitida a realização da grande manifestação marcada para acontecer em Paris e na qual eram esperadas 400 mil pessoas, coincidindo com a abertura da 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

No lugar desse grande passeata, a organização colocou na Praça da República de Paris mais de 22 mil pares de sapato doados - incluindo os dados pelo papa Francisco - para simbolizar os que não puderam se manifestar.

Em mais de dez países a adesão ao evento foi grande, como Nova Zelândia (33 mil), Reino Unido (50 mil), Espanha (20 mil), Itália (20 mil) e Dinamarca (10 mil).

Avaaz/EFE