MEIO AMBIENTE

Marina Silva diz que proteger o meio ambiente é salvar vidas

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva diz que proteger o meio ambiente é salvar vidas

Em 05/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Marina disse que está sendo concluída a atualização da Estratégia Nacional de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, que será um Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva disse, em cadeia de rádio e televisão, que tragédias como as que ocorreram no Rio Grande do Sul exigem engajamento e solidariedade da sociedade para evitar que situações parecidas se repitam. 

>> Campanha Junho Verde terá o plantio de 50 mil árvores

“Com o aumento da temperatura global, o mundo está vivenciando os gravíssimos efeitos dos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e severos. No Brasil, a intensificação de deslizamentos, inundações, secas, processos de desertificação anunciam dias difíceis, sobretudo para as famílias mais vulneráveis", disse a ministra nesta terça-feira (4). 

“Proteger o meio ambiente é salvar vidas, é garantir o bem viver para ribeirinhos, pequenos comerciantes, moradores das periferias, comunidades tradicionais e pessoas que vivem em áreas de risco. Infelizmente, ainda há quem duvide da relação entre a ação do homem e a reação da natureza. Infelizmente, ainda há quem duvide da relação entre a ação do homem e a reação da natureza”, alertou Marina.

A ministra do Meio Ambiente disse que o negacionismo no país atrasou por vários anos a adoção de medidas urgentes, desrespeitou regras, instituições e servidores ambientais e impôs um tempo perdido.

“Por orientação do presidente Lula, o tema da mudança do clima vem sendo fortalecido e tratado por todos os setores e áreas do governo de forma transversal, em diálogo com toda a sociedade”.

Marina disse que está sendo concluída a atualização da Estratégia Nacional de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, que será um Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática. Focado, principalmente, nos municípios e áreas de maior risco, o plano vai estruturar a capacidade do governo para lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análise de risco, prevenção e preparação.

“Diante da urgência em reverter os índices de desmatamento no Brasil, que têm efeito direto no clima, o presidente Lula estabeleceu o compromisso de desmatamento zero em todos os biomas brasileiros e já obtivemos resultados importantes com a redução de 50% do desmatamento na Amazônia e reduções, também, no Pampa e Mata Atlântica, e estamos trabalhando para obter resultados, também, no Cerrado, Pantanal e Caatinga”. 

Segundo ela, o momento aponta claramente para uma mudança de rumos.

“Estamos sendo desafiados a pensar juntos, criar tecnologias sustentáveis, transitar para energias não poluentes, com mais igualdade social e investimentos sustentáveis para todos os setores de nossa economia”, acrescentou.

Marina Silva avaliou que "os próximos anos serão dedicados a ações de proteção e recuperação da biodiversidade, com a criação de novas unidades de conservação, uso sustentável de florestas, recuperação de áreas degradadas e combate ao desmatamento e incêndios". (Por Douglas Corrêa/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Campanha Junho Verde terá o plantio de 50 mil árvores
ES terá programa de recuperação de Jacarés-do-Papo-Amarelo
Brasil não trata meio ambiente com seriedade, diz promotor
Linhares: Secretaria de Meio ambiente inicia projeto ambiental
Vale atinge meta de 100% de consumo de energia renovável
Prefeitura faz ações de conservação e proteção das restingas
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação
ES reforça medidas de biosseguridade para torneios com aves
Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares
Cidades se dizem preparadas para mudanças climáticas
Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra pesquisa

TAGS:
MARINA SILVA | MEIO AMBIENTE | SALVAR VIDAS | MINISTRA | TRAGÉDIA