Em 01/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para celebrar seus 70 anos, o Masp vai oferecer shows, oficinas, palestras e exibição de filmes ao longo de todo o mês de outubro. Os shows serão gratuitos, assim como alguns filmes da Mostra e as oficinas e palestras, estas últimas, mediante prévia inscrição. Os ingressos para o espetáculo da Osesp já estão à venda. Confira abaixo a programação.
Dia 1º
A partir das 10 horas, crianças, adolescentes e adultos poderão participar de oficinas, jogos, brincadeiras, teatro e experimentações sonoras com instrumentos não convencionais no vão livre do Masp.
Às 11 horas começam os shows gratuitos dos músicos independentes Juçara Marçal, do grupo Metá Metá, Paulinho Tó e o coletivo Teto Preto. Haverá ainda visitas guiadas ao acervo.
Dia 2
No dia oficial do aniversário, o museu abrirá gratuitamente até as 22h. As persianas do 2º andar, onde ficam as obras do acervo nos cavaletes de cristal, também serão abertas a partir das 19h, permitindo a vista para as avenidas Paulista e Nove de Julho.
O público poderá conferir três exposições dedicadas à temática da sexualidade do artista Miguel Rio Branco, sobre bordéis de Salvador, no 1º subsolo, da fotógrafa australiana Tracey Moffatt, com três vídeos, na sala de vídeo, e do pintor Pedro Correia de Araújo, no 2º subsolo, além de uma exposição contra o machismo do coletivo de artistas de Nova Iorque Guerrilla Girls, no mezanino do 1º subsolo.
Dias 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27 e 31
O programa Diálogos no Acervo promove conversas sobre a coleção do Masp, sempre às 16 horas.
Dia 7
Palestra sobre a trajetória e a obra da fotógrafa Cláudia Andujar, que se dedicou à proteção dos índios.
Dia 12
No Dia das Crianças, haverá oficinas para o público infantil.
Dia 16
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta um concerto com composições de Johann Sebastian Bach, Leonard Bernstein, Charlie Parker, Astor Piazzola e Roberto Sion.
Dia 18
O Clube de Leitura debaterá o livro “O Amigo Americano – Nelson Rockfeller e o Brasil”, de Antônio Pedro Tota, que fez um perfil de um dos políticos norte-americanos mais influentes do século XX e seu envolvimento com o Brasil.
Dias 20 e 21
O seminário “Histórias Afro-Atlânticas” traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater uma variedade de tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa, em preparo para a exposição coletiva homônima, programada para o próximo ano.
Dias 23 a 28
O Masp recebe a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no vão livre partir das 19h30. Antes de cada filme, haverá projeções de fotos e cenas que recontam a trajetória da Mostra, que começou em 1977 no museu idealizada pelo crítico de cinema Leon Cakoff.
(Foto: Renato Molas)