ESPORTE INTERNACIONAL
Massa crê ser possível bater Vettel em briga por pódio: "Vou fazer de tudo"
Em 4º, brasileiro torce por pista seca e diz que tem condições para brigar por pódio.
Em 20/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Não foi mesmo possível repetir a pole position do ano passado, mas a quarta colocação obtida na sessão que definiu o grid no GP da Áustria, neste sábado, acabou por deixar Felipe Massa, da Williams, satisfeito. “Poderia ter sido um pouco melhor, mas considerando as condições do treino foi um bom resultado”, disse Massa.
Lewis Hamilton, da Mercedes, larga na pole position, com o companheiro, Nico Rosberg, em segundo, mesmo com erro dos dois na última tentativa de melhorar seus tempos com o último jogo de pneus.
O que deixou Massa contente foi o fato de não ter chovido em Spielberg durante a classificação. A chuva caiu na metade no treino livre da manhã e parou antes da definição do grid começar. No Q1, a primeira parte, o asfalto estava úmido e havia água ainda nos pontos mais baixos do traçado de 4.326 metros e apenas nove curvas. “Ainda bem que não tinha água na pista. Pilotei hoje de manhã no molhado e nosso carro estava inguiável.”
O modelo FW37-Mercedes de Massa e seu companheiro, o finlandês Valtteri Bottas, sexto no grid, tem importantes modificações. “Demos um passo para a frente”, afirmou Bottas. Mas na condição de pouca aderência, como na sessão livre da manhã, o carro não se tornou mais rápido, daí Massa e Bottas torcerem muito para que amanhã, ao longo das 71 voltas da corrida, não chova. As chances são de 20%, segundo a meteorologia.
Massa falou sobre a sessão que definiu o grid do GP da Áustria: “Foi complicado. Minha volta poderia ter sido um pouco melhor. Não sei se nosso time adotou uma boa estratégia, pois saí para três voltas cronometradas e a primeira era a melhor. Se saísse para uma volta apenas teria menos gasolina e poderia ter sido mais rápido”. A decisão de liberar Massa dos boxes com combustível para três voltas se deve ao fato de seu engenheiro, Dave Robson, assim como muitos outros dos demais times, hoje, não saberem qual a melhor volta do pneu.
“A ideia era entender a volta certa do pneu. Na condição que estávamos (asfalto com somente 23 graus) não havia certeza de que a melhor aderência do pneu fosse já na primeira volta”, explicou o piloto. A Pirelli distribuiu no Circuito RB Ring os pneus macios e os supermacios. Todos usaram os supermacios no Q3.
“Com gasolina para uma volta, apenas, não sei se poderia ser mais rápido que o Vettel, mas ao menos estaria mais perto”, afirmou Massa. O alemão da Ferrari registrou o terceiro tempo, 1min08s810, enquanto Massa, em quarto, 1min09s192. A diferença entre ambos foi de 382 milésimos.
O pacote aerodinâmico que a Williams estreou no GP da Áustria tem, essencialmente, um objetivo: reduzir a diferença de desempenho que a separa da Ferrari. Pay Symonds, diretor técnico, sabe não ser possível pensar em se aproximar da Mercedes, mas da escuderia italiana, sim. Em 2014, a Williams estava bem à frente da Ferrari. E nesta temporada ficou para trás. É por essa razão que Massa usou como referência para o seu resultado a colocação de Vettel.
Massa e Bottas terem perdido para Vettel neste sábado não os impossibilita de tentar terminar na frente amanhã. “Nosso long run (simulação de corrida) foi muito bom, estamos bem competitivos. Vou fazer de tudo para ficar na frente dele (Vettel), disse Massa. “Sabemos que eles também fizeram uma simulação de corrida muito boa, estão rápidos, mas acredito que podemos lutar com eles.”
O outro piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, não passou do Q1. Ficou em 18º e acusou a equipe de não tê-lo orientado corretamente quando o asfalto estava quase seco já. A cada etapa cresce a tensão no relacionamento de ambos e as chances de a escuderia renovar seu contrato são, hoje, pequenas.
Na luta particular da Williams com a Ferrari a vantagem dos italianos é grande, apesar da produção de Raikkonen ser bem inferior a de Vettel (108 e 72 pontos). Depois de sete corridas, os italianos somam 180 pontos, ocupam a segunda colocação, enquanto a Williams tem 104, terceira.
Bottas comentou ter sido prejudicado pela bandeira amarela nos instantes finais do Q3, por causa da saída de pista de Hamilton, na curva 1, e de Rosberg, na curva 8. “Some a isso o fato de eu, pessoalmente, não ter disputado a minha melhor classificação também.”
Na disputa entre Massa e Bottas, depois de sete definições do grid, já que o finlandês não correu em Melbourne, o placar mostra 4 a 3 para Massa. No campeonato, mesmo sem disputar o GP da Austrália, por uma lesão muscular nas costas, Bottas está na frente, com 57 pontos, quinto colocado, diante de 47 de Massa, sexto.
Grid de largada:
1 - Lewis Hamilton Mercedes 1m08s455
2 - Nico Rosberg Mercedes 1m08s655 0s200
3 - Sebastian Vettel Ferrari 1m08s810 0s355
4 - Felipe Massa Williams/Mercedes 1m09s192 0s737
5 - Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m09s278 0s823
6 - Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m09s319 0s864
7 - Max Verstappen STR/Renault 1m09s612 1s157
8 - Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1m09s713 1s258
9 - Romain Grosjean Lotus/Mercedes
Eliminados no Q2:
10 - Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1m10s374
11 - Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1m10s426
12 - Carlos Sainz STR/Renault 1m10s465
Eliminados no Q1:
13 - Sergio Perez Force India/Mercedes 1m12s522
14 - Kimi Raikkonen Ferrari 1m12s867
15 - Roberto Merhi Manor/Ferrari 1m14s071
16 - Will Stevens Manor/Ferrari 1m15s368
Punidos:
17 - Daniil Kvyat RBR/Renault 1m09s694 (Q3)
18 - Daniel Ricciardo RBR/Renault 1m10s482 (Q2)
19 - Fernando Alonso McLaren/Honda 1m10s736 (Q2)
20 - Jenson Button McLaren/Honda 1m12s632 (Q1)
Fonte:GE