TEMAS GERAIS
Massa de ar traz frio e faz chover além do esperado no Sudeste
Além do frio, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio também conviveram com a chuva.
Em 29/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), do governo federal, mostram que choveu 286,6 milímetros na região de Ubatuba entre sexta-feira (25), e a manhã desta segunda (28).
Não foi somente o frio que atingiu o Sudeste do Brasil no último fim de semana. Os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio também precisaram conviver com a chuva, que chegou forte em algumas regiões, em especial no litoral. A precipitação foi maior do que o esperado para esta época do ano.
>> Siga a Rádio CCNEWS FM no Instgram
Dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), do governo federal, mostram que choveu 286,6 milímetros na região de Ubatuba entre sexta-feira (25), e a manhã desta segunda (28). São Sebastião registrou 188 milímetros no mesmo período.
>> Golpe da portabilidade: veja como é o crime e se proteja
A pista da serra antiga da Rodovia dos Tamoios, principal ligação com o litoral norte do Estado de São Paulo, foi interditada na manhã desta segunda-feira. Com duas faixas, ela é usada para a descida da serra na direção de Caraguatatuba. Até as 18 horas, a interdição prosseguia e o tráfego fluía somente pela pista nova da estrada, em operação especial, com a formação de comboios.
Fora de época
Tamanha quantidade de chuva não é incomum, mas em geral ocorre nos meses de verão e no começo do outono, - “são as águas de março”, como cantou Tom Jobim. Então, por que choveu tanto nos últimos dias? Essa forte precipitação foi motivada pela chegada de uma frente fria entre sexta-feira e sábado, 26.
“Na sequência, a precipitação passou a ser de natureza orográfica por causa do vento úmido que vem do oceano e encontra o relevo da Serra do Mar em razão de uma forte massa de ar frio de alta pressão sobre o Atlântico”, explica a Metsul, agência de meteorologia.
Segundo a empresa, chuva orográfica é aquela induzida pelo relevo da região. No caso de São Paulo e Rio, a umidade do oceano encontrou a Serra do Mar, ascendeu à atmosfera e, por lá, encontrou condições para se transformar em chuva.
“Em um exemplo bem didático e simples de entender: o que acontece se você chega na frente de um espelho e soltar ar da sua boca? O espelho, que tem uma superfície mais fria, vai ficar embaçado (úmido) e molhado. Com a chuva orográfica ocorre o mesmo”, compara a Metsul. “O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar a esta barreira, que são os morros, sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva”, acrescenta o serviço meteorológico.
Até quando vai
De acordo com o Inmet, depois de uma semana com temperaturas atípicas, a amplitude térmica em todo o País deve ser menor nesta semana, mais dentro das características típicas do inverno brasileiro. Em São Paulo, a temperatura deve subir lentamente até domingo, que deverá ter máxima de 29ºC; hoje deve ficar entre 14ºC e 17ºC, conforme a meteoblue. Segundo o Inmet, as chuvas da semana devem se concentrar especialmente no Sul, com volumes acima dos 50 milímetros em grande parte da região. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. - Estadão Conteúdo - https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)
Leia também:
> Golpe da portabilidade: veja como é o crime e se proteja
> Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade
> Instituto Movive celebra 25º aniversário focado nas práticas ESG
> Procon-ES notifica 123 milhas por cancelamento de viagens
> Senado aprova teste toxicológico para posse e porte de arma
> Anatel autoriza ativação de rede 5G em mais 100 municípios
> Curso ofertado pela Etsus de Vitória ganha web documentário
> Inauguração da Ciclovia da Vida será neste domingo (27)
> Onda de calor e baixa umidade marcam semana no país
> Plano de saúde terá que pagar R$1 mi por descumprir liminar
> STF define esta semana prazo para implantar juiz das garantias
> Um apostador ganha mais de R$ 4 milhões da Mega-Sena
TAGS: CHUVAS | SUDESTE | FRIO | MASSA | TEMPERATUA