Em 23/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quer se preparar para 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)? Então se liga nas dicas que o programa Matemática na Rede: preparando campeões preparou para os 314.662 estudantes capixabas inscritos na competição.
A competição será realizada em duas etapas: a primeira prova será no dia 05 de junho e a segunda, dia 15 de setembro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola onde o aluno estuda.
O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona aproximadamente 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 15 de setembro. A relação de vencedores será divulgada em 21 de novembro.
Um total de 314.662 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 971 escolas (estaduais, municipais, federais e privadas) do Espírito Santo vão participar desta edição. Desse total, 176.468 mil estudantes são da rede estadual e vão representar 341 escolas.
Para Wellington Rosa de Azevedo, coordenador do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”, as dicas vão ajudar os estudantes a se preparem melhor para as provas. “Os estudantes já podem começar a exercitar as questões. Algumas plataformas digitais oferecem todo o suporte para o estudo. Em breve, também vamos contar com polos presenciais do programa para reforçar ainda mais o aprofundamento dos estudos aos alunos da rede estadual”.
O programa Matemática na Rede: preparando campeões, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O objetivo do programa é identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.
Em 2017, na 13ª OBMEP, 318.437 estudantes do Espírito Santo participaram e entre o total de 236 medalhistas, 214 foram de escolas públicas, sendo 17 que conquistaram a medalha de ouro; 56 de prata e 141 de bronze.
COMO SE PREPARAR PARA A 1ª FASE DA OBMEP 2018?
Dica 01: Banco de Questões da OBMEP
Desde a primeira edição da OBMEP, os alunos, professores e escolas públicas tem acesso a um Banco de Questões com problemas e desafios de Matemática. A ideia com esse Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da OBMEP.
Cada volume dos Bancos apresenta uma seleção de problemas, similares aos problemas das provas da OBMEP, divididos por níveis e por assuntos.
Acesse os Bancos de Questões pelo site http://www.obmep.org.br/banco.htm
Dica 02: Provas e Soluções de todas as edições da OBMEP
Nessa dica, os alunos, professores e escolas tem acesso às provas e resoluções, por questões ou assuntos específicos, todas as edições da OBMEP, tanto no formato em PDF, quanto em vídeos.
Acesse o endereço http://www.obmep.org.br/provas.htm e ótimo estudo!
Dica 03: Portal da Matemática da OBMEP
Nesse portal é possível assistir vídeoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto, com conteúdo de Matemática que cobre todo o currículo escolar do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Desde 2016, o Programa Matemática na Rede tem parceria com o IMPA para utilização do Portal da Matemática pelos professores e alunos da rede pública estadual, com acesso e perfil personalizado de forma gratuita.
Para conhecer mais e aproveitar essa ferramenta, acesse a página http://matematica.obmep.org.br
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos são distribuídos materiais didáticos oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.
A 14ª edição da OBMEP atingiu um recorde histórico. Recém-encerradas, as inscrições na mais importante competição científica brasileira contabilizaram estudantes matriculados em 54.496 escolas. A quantidade supera as 53.231 instituições de ensino que inscreveram seus alunos em 2017.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br
(Foto: Divulgação)