SAÚDE
Maus hábitos do jovem preocupam especialistas.
Os maus hábitos de alimentação e o sedentarismo é cada vez mais frequentes nos jovens.
Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os maus hábitos de alimentação e o sedentarismo, cada vez mais frequentes nos jovens brasileiros, estão preocupando especialistas. Uma pesquisa realizada pelo Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes apontou que 25% dos jovens com faixa etária entre 12 e 17 anos estão com sobrepeso, sendo 8,5% obesos.
No próximo dia 13, quando é comemorado o Dia do Jovem no Brasil, o cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés levanta a bandeira para que os jovens fiquem mais atentos aos seus hábitos para evitar problemas futuros. “Quando somos jovens, tudo é muito mais fácil e não ficamos alarmados com problemas de saúde. Mas é muito importante que eles se deem conta que os hábitos de hoje irão refletir no adulto de amanhã”, disse.
De acordo com o cardiologista, os jovens não costumam praticar os 300 minutos de exercício por semana, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, há exageros na alimentação, com níveis altos de sódio e gordura, aumentando o colesterol LDL, considerado ruim para o nosso corpo.
Schariff alerta que isso pode ser um problema no futuro, desencadeando doenças coronarianas, como a hipertensão e também diabetes. “O ideal é criar consciência desde cedo, mudar os hábitos e se prevenir, principalmente quando o jovem tem histórico de doenças na família”, alerta.
Fonte: C2 Comunicação