CIDADE
Max Filho quer ampliação da iluminação do Convento da Penha.
Prefeito participou com o governador Hartung da assinatura do Termo de Fomento para iluminar o Convento.
Em 31/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O prefeito de Vila Velha, Max Filho, participou da solenidade realizada no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, na tarde desta quarta-feira (29), para a assinatura do Termo de Fomento 001/2017 com a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que prevê o contrato para iluminação do Convento da Penha. O termo foi firmado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, atendendo as exigências do Novo Marco Regulatório.
O governador Paulo Hartung reforçou o seu compromisso com a cidade de Vila Velha e destacou investimentos previstos para o monumento histórico. “O Convento é o nosso símbolo, que recebe aproximadamente 3 milhões de turistas por ano. Queremos ir além, em parceria com a EDP e o IPHAN, viabilizar um projeto moderno de eficiência energética para reduzir os custos com iluminação”.
Em sua fala, o prefeito Max Filho agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Estou muito feliz em testemunhar esse ato. Agradeço a agilidade do governador, que solicitou providências imediatas após o apagão sofrido pelo Convento. É verdade que queremos mais, pois temos um projeto ousado para o Convento, que é a iluminação da ladeira também. Seremos parceiros do Governo Estadual para, juntos, promovermos ainda mais o turismo religioso não só para Vila Velha, mas para o Estado, o Brasil e o mundo”.
Após a assinatura do Termo, o frei Pedro de Oliveira convidou a todos para a Festa da Penha deste ano, que começará no dia 16 de abril. “Agradeço ao governador e a todos que lutam para que o nosso Convento continue a ser o maior símbolo religioso do nosso Estado. E aproveito para convidar a todos para participarem da festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha. É a terceira maior festa mariana do Brasil, que recebe mais de um milhão de pessoas”, concluiu.
O evento foi realizado no gabinete do governador Paulo Hartung e, além do prefeito Max Filho, contou com a participação do secretário de Estado de Cultura João Gualberto, dos secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer Luiz Felipe Azevedo, de Desenvolvimento Sustentável Idalécio Carone, do subsecretário de Turismo Carlos Von Schilgen Ferreira, vereadores, equipe técnica da Prefeitura de Vila Velha, representantes da EDP Escelsa e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).