EDUCAÇÃO

MBA Internacional da FGV/EAESP sobe 4 posições no ranking Financial Times.

O OneMBA da FGV-EAESP é o 34º lugar entre todos os programas de MBAs Executivos do mundo.

Em 20/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O jornal Financial Times acaba de publicar a edição 2015 do ranking de melhores MBAs Executivos, que classifica os 100 principais programas em todo o mundo. O OneMBA, MBA Internacional da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) foi o programa latino americano melhor classificado, ficando em 34° lugar na categoria mundial. No ano passado, o OneMBA exibia a 38ª colocação.

O cálculo do ranking leva em conta vários critérios, mas, sobretudo, a evolução dos salários dos alunos entre o início e o fim do curso (cinco anos, em média). Também leva em conta a carreira dos alunos antes e após a conclusão do curso e o número de artigos publicados das instituições participantes.

Desenvolvido em parceria com quatro importantes instituições –  pela chinesa Universidade de Xiamen, Rotterdam School of Management (Holanda), Tecnológico de Monterrey - EGADE (México) e North Carolina at Chapel Hill Kenan-Flager Business School (Estados Unidos) –, o curso é o único MBA verdadeiramente global, dadas as características das suas disciplinas e, principalmente, as residências internacionais, que se caracterizam por visitas às quatro regiões representadas na parceria. 

Com duração de 21 meses, o programa, além do currículo clássico tem como um de seus objetivos preparar os profissionais experientes para uma carreira internacional e promover o networking e a troca de experiências entre os alunos das cinco escolas participantes. As residências globais se caracterizam por uma programação de palestras com representantes corporativos, empresários e acadêmicos, visitas a empresas e workshops que visam explorar as melhores práticas de negócios da região e permitem que os participantes entendam como as características sociais, econômicas, políticas e culturais dos países da região impactam em nossa forma de fazer negócios. 

No Brasil, a residência acontece em meados de novembro.  A Classe de 2016 é formada por um diverso grupo de 122 profissionais de 25 nacionalidades diferentes (29 idiomas falados), variadas formações acadêmicas e experiências profissionais. No país, as aulas acontecem uma vez a cada três semanas, são dois dias em período integral. Uma agenda bastante conveniente para profissionais de todo o país e em posições estratégicas em suas organizações. Em paralelo às aulas presenciais, para as disciplinas core do OneMBA (Estratégia, Marketing, Finanças, Liderança Organizacional e Operações) os alunos desenvolvem projetos internacionais em grupos internacionais (formados por alunos das 5 escolas), o que possibilita uma real integração. O idioma oficial do OneMBA é o inglês.

Ao final do programa, os alunos recebem um certificado de MBA da FGV-EAESP e outro certificado OneMBA, reconhecido e assinado pelas cinco instituições.

O ranking pode ser acessado neste link:  http://rankings.ft.com/businessschoolrankings/executive-mba-ranking-2015

Por Insight Comunicação