SAÚDE
Médico alerta para infecções que podem gerar câncer.
O uso do preservativo é a maneira mais segura de prevenção.
Em 20/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A festa mais alegre do ano está chegando, e o Carnaval é época de curtir. As pessoas vão às ruas para aproveitarem a folia nas mais diversas regiões do Brasil. Porém, mesmo nos dias de festa é importante estar atento à saúde e às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) que podem surgir. Algumas delas, inclusive, são capazes de trazer consequências graves, como diversos tipos de câncer.
É o que explica o ginecologista da Medquimheo, Cleverson Gomes Junior. A grande maioria das IST´s ocasionam câncer de colo uterino, câncer de reto e câncer de pênis, ligados ao vírus do papiloma humano (HPV). “Além desses, o câncer de fígado (ligado ao vírus da hepatite) e a um tipo de sarcoma (em casos graves de AIDS) também podem ser citados”, explica.
O uso do preservativo é a maneira mais segura de prevenção. “No início, essas doenças são silenciosas e demoram para se manifestar”, afirma o médico. Outra alternativa para prevenir o HPV é a vacina, que protege contra quatro tipos diferentes do vírus HPV. De acordo com o Ministério da Saúde, ela possui uma eficiência de 98%.
Sobre o HPV
O HPV é o vírus sexualmente transmissível mais relacionado com o surgimento de tumores. Seu comportamento no corpo humano pode alterar as células infectadas, gerando, em tempo variado, câncer de colo do útero, câncer anorretal, câncer de pênis, entre outros mais raros.
Segundo o último estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), referente a 2015, o câncer de colo de útero representa 7,9% dos tumores no Brasil.
Por Jamile Carvalho