SAÚDE

Médico explica, frio pode agravar a incontinência urinária

Com as temperaturas mais baixas, algumas mudanças ocorrem no organismo.

Em 17/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O inverno deste ano tem sido frio e chuvoso para os capixabas. Com as temperaturas mais baixas, algumas mudanças ocorrem no organismo e uma delas é o aumento da frequência urinária. Se para as pessoas saudáveis já há um incômodo nas inúmeras idas ao banheiro, para quem sofre de incontinência urinária o constrangimento é ainda maior.

A produção de urina tem relação com o volume de líquido ingerido durante o dia, com a temperatura e com a umidade do ar. É o que explica o urologista José Antônio Prezotti, integrante da Associação de Urologia do ES (AUES). "No inverno há pouca transpiração, de forma que a eliminação de líquidos é maior pela urina. O metabolismo acelera o funcionamento dos rins que precisam eliminar água do corpo, o que leva a um enchimento maior e mais rápido da bexiga, agravando, assim, a incontinência urinária”, detalha.

Tipos de incontinência urinária

Existem três tipos da doença: causada pelo esforço, pela urgência ou pela associação das duas, chamada de incontinência mista. "Quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se e já perde um pouco de urina, pode ser considerado incontinência urinária de esforço”, esclarece Prezotti.

Na incontinência de urgência, o paciente sente uma vontade súbita de urinar em meio às atividades diárias que não pode ser adiada, sem relação com qualquer esforço físico. É fundamental iniciar o tratamento assim que surgirem os sintomas”, esclarece Prezotti.

Tratamento da doença

Nos casos mais simples, é possível obter melhora na incontinência urinária apenas com mudanças comportamentais, fisioterapia e eletroestimulações dos músculos da região pélvica. Alguns pacientes podem se beneficiar com o uso de medicamentos, enquanto em quadros mais graves é necessária intervenção cirúrgica.

É essencial definir a causa da doença para escolher o melhor tratamento para cada pessoa. “É muito importante procurar um especialista na área que definirá qual o melhor caminho para o paciente obter o sucesso desejado”, explica o médico.

Dicas para a estação

Existem mais razões para se urinar mais no frio. Geralmente, nessa época aumenta-se o consumo de sopas, chás, cafés e bebidas quentes. Com a maior quantidade de ingestão de líquidos, cresce a produção de urina e os sintomas da incontinência são intensificados.

Para amenizá-los, deve-se evitar bebidas em excesso antes de dormir, equilibrando a ingestão de líquidos na hora certa, de acordo com as atividades diárias.