EDUCAÇÃO
MEC recebe cadastros para avaliar alfabetização pública.
Gestores da redes públicas de educação deverão assinar um termo de adesão.
Em 04/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recebe até 15 de novembro cadastro de redes públicas de ensino para que seja avaliada a alfabetização.
A partir do próximo ano, somente as redes públicas de educação que se cadastrarem junto ao Inep receberão o conjunto de materiais impressos (cadernos de provas e instruções) das duas edições anuais da Provinha Brasil, a avaliação da alfabetização infantil.
De acordo com a Portaria nº 387, publicada na quarta-feira (2), no Diário Oficial da União, a referência para o fornecimento de material para escolas, turmas e estudantes será o Censo Escolar da Educação Básica do ano imediatamente anterior. Serão consideradas as instituições de ensino que ofereçam segundo ano do ensino fundamental em turmas regulares.
Para iniciar o cadastramento, os gestores da redes públicas de educação deverão assinar um termo de adesão, com validade de um ano, renovável por até quatro anos.
Nos municípios, o termo pode ser assinado pelo secretário municipal de educação, prefeito ou representante legal de educação do município.
Os secretários estaduais de educação assinam pela rede estadual; já na rede federal a responsabilidade é do diretor da unidade escolar ou responsável legal pela instituição de ensino.
Após o envio do termo de adesão, a rede de educação será contatada por mensagem eletrônica (e-mail) pelo Inep. O conjunto de materiais da Provinha Brasil para a edição do primeiro semestre será entregue entre março e maio de 2016. Já para a edição do segundo semestre, os conteúdos serão entregues em outubro ou novembro.
Até 30 de janeiro de 2016, o Inep tornará pública a lista de redes de educação e escolas federais que aderiram ao recebimento do material impresso da Provinha Brasil, nos termos da portaria.
Fonte: Ministério da Educação