ESPORTE CAPIXABA

Medalhistas capixabas do Parapan são homenageados na volta a Vitória/ES.

A delegação do Brasil fez uma campanha histórica no Parapan de Toronto, no Canadá, e, pela terceira vez consecutiva.

Em 19/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A delegação do Brasil fez uma campanha histórica no Parapan de Toronto, no Canadá, e, pela terceira vez consecutiva, ficou no topo do ranking de medalhas - 257 no total -. A conquista teve contribuição de muitos capixabas, como Daniel Mendes e Renata Teixeira (com seu guia, Fernando Martins Júnior). Os paratletas desembarcaram nesta última terça-feira (18) no aeroporto de Vitória e foram recebidos pelo prefeito Luciano Rezende na sala de reuniões do Palácio Municipal.

A festa começou no aeroporto e contou com a presença de familiares. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, recepcionou os medalhistas do atletismo e os levou até a sede da Prefeitura. Daniel conquistou o bronze na prova dos 200m T11 e Renata Teixeira, que treina no núcleo de atletismo do Ifes, conquistou a medalha de prata na prova dos 1.500m categoria T11 (para cegos).

Veja a galeria de fotos

Heróis paralímpicos

Na sala de reuniões anexa ao seu gabinete, o prefeito Luciano Rezende prestou uma homenagem aos paratletas. "Muito orgulho de vocês. Quis dar um abraço nessa turma, não somente nos paratletas medalhistas, mas também em seus familiares e nessa galera que trabalha no paratletismo, para reforçar o orgulho que temos dos resultados de todos. Acompanhei o desempenho de vocês, e estamos à disposição para melhorar o que precisa ser melhorado".

Daniel Mendes exibiu, orgulhoso, sua medalha de bronze. Ele, que é recordista mundial da classe T11 (cegos), declarou amor por Vitória. "Estou muito feliz por estar aqui e em casa. Comecei em um projeto da Prefeitura de Vitória. Graças ao professor Luiz Claudio Locatelli, meu amigo que me abraçou e muito me ensinou, trouxemos outros amigos para o projeto. Hoje estamos colhendo grandes paratletas aqui, e nós vamos continuar nosso trabalho. Hoje moro em São Paulo, mas jamais deixarei de ser capixaba, morador de Vitória".

O treinador Luiz Claudio Locatelli falou do sucesso do Brasil no Parapan e da proximidade dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. "Nós estamos na reta final para as Paralimpíadas de 2016, e o Parapan mostrou a que veio. Tenho certeza que muitos atletas do Espírito Santo estarão presentes nas Paralimpíadas. Vamos focar no alto rendimento pois podemos muito mais".

Renata Teixeira estava empolgada com a sua conquista. "Eu fiquei muito feliz por saber que posso contar com a ajuda de vocês. Eu moro aqui há 40 anos e visto a camisa".

Jogos da Pessoa com Deficiência

Para incentivar cada vez mais o paradesporto capixaba, no embalo do sucesso do Parapan de Toronto, neste final de semana, será realizada a segunda edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência. Serão disputadas as modalidades atletismo, judô, natação e travessia marítima.

Etapas

A competição será dividida em duas etapas:

1ª etapa: sábado (22), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)/campus Vitória, nas modalidades atletismo, natação e judô;

2ª etapa: domingo (23), na Curva da Jurema, na altura do projeto Praia Acessível, na modalidade travessia marítima.

"Sempre colhemos frutos no esforço. Nossos paratletas e treinadores do paradesporto estão de parabéns. Estamos muito orgulhosos não somente pela conquistas dos nossos paratletas no Parapan, mas pela dedicação de novos heróis que possam surgir nas mais diversas modalidades", disse o secretário Wallace Valente.

Fonte:PMV