EDUCAÇÃO
Meditação é usada como aliada no ensino nas escolas estaduais do ES.
Objetivo é aumentar a concentração dos alunos na sala de aula.
Em 03/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Doze escolas da rede estadual de ensino da Grande Vitória, no Espírito Santo, incluíram a meditação durante as aulas. O objetivo é ensinar crianças e adolescentes a lidarem com as emoções, perdas e aumentar a concentração dos estudantes.
A estudante Yasmin Dias, de 15 anos, é uma das alunas que aprova o novo método. "Meditar ajuda a gente a ficar mais concentrado e a fixar mais o conteúdo. Você passa a entender melhor o professor. Isso aconteceu comigo", disse a adolescente que estuda em Jacaraípe, na Serra.
A professora da escola de Yasmin, Wanda Scarpatti, dá aulas de ensino religioso e contou que faz pequenos exercícios com os alunos uma vez por semana. Eles devem se tornar mais frequentes.
Wanda explicou também que trabalha com a postura, a respiração e o relaxamento. Em uma demonstração, pediu para que os alunos se imaginassem na areia, tentando tocar as ondas do mar. E eles eram pura concentração.
Projeto
A meditação nas escolas faz parte do projeto Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o Ministério Público e Arcelor Mittal. A capacitação para que os professores trabalhem com a ferramenta é fornecida pela Migliori Consultoria, especializada em neurociência, de São Paulo.
“O objetivo principal é desenvolver nas crianças e nos jovens as competências socioemocionais. Sempre a escola desenvolve as competências cognitivas, mas percebemos que o século 21 demanda outras competências. Estamos falando de criatividade, trabalho em grupo, respeito às diferentes posições, capacidade de lidar com perdas entre outras”, disse Haroldo Corrêa Rocha, secretário de Educação.
Ele explicou que os professores estão sendo capacitados para trabalhar com a meditação e com outros aspectos do projeto até dezembro deste ano.
A intenção é que eles apliquem a prática à medida que forem avançando no curso.
No futuro, a ideia é expandir o projeto para outras escolas da rede. Uma escola municipal da Serra também participa.
“É uma metodologia que também tem forte impacto nos professores. Trabalhar com as competências socioemocionais é uma luz na educação brasileira para lidarmos com as questões dos nossos alunos”, destacou Haroldo.
Fonte: G1-ES