ESPORTE INTERNACIONAL
Membro da delegação britânica diz ter sido assaltado à mão armada no Rio.
Delegação britânica confirma que houve um incidente de roubo.
Em 18/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um membro da delegação britânica, que não foi identificado, diz ter sido assaltado à mão armada enquanto retornava para Vila Olímpica após curtir a noite do Rio. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18) pelo chefe de comunicação da delegação britânica, Scott Field, que se limitou a dizer que “houve um incidente de roubo”.
Em nota, eles informam que todos os membros da delegação, incluindo a vítima do assalto, estão seguros e bem. Até as 10h30, a polícia civil não havia se manifestado sobre o caso.
Segundo o The Guardian, a notícia causou choque entre os atletas e oficiais britânicos, já que muitos estavam ansiosos para aproveitar a noite do Rio depois de terminar as suas competições.
O jornal diz também que o episódio levou um aviso aos membros do comitê de que "não vale a pena o risco" de deixar a Vila dos Atletas. Os detalhes ainda são vagos, mas a notícia do incidente se espalhou rapidamente entre os atletas no Rio. O assalto, segundo o jornal, teria acontecido nas primeiras horas da última terça-feira (16).
Para evitar novos casos, dirigentes teriam enviado um e-mail aos atletas com um alerta: se eles deixassem a vila olímpica, assumiriam os possíveis riscos.
Outras recomendações foram passadas aos atletas: não usar o uniforme da delegação fora da vila olímpica, evitar pegar táxis à noite e carregar objetos de valor e informar algum membro da delegação caso realmente resolva sair.
“O Rio não é um local seguro, e os níveis de criminalidade aumentaram nos últimos dias. Pense com muito cuidado se vale a pena o risco de deixar a vila olímpica para comemorar após você encerrar sua participação [nos Jogos-2016]. Nosso maior conselho é que não vale se arriscar devido ao clima atual no Rio’, diz o comunicado distribuído aos atletas.
Nadadores assaltados
Na madrugada de domingo (14), o medalhista Ryan Lochte e outros três nadadores disseram ter sido assaltados ao deixar uma festa na Hípica, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em entrevista à rede americana NBC no domingo, Lochte contou que os assaltantes mostraram distintivos e obrigaram o grupo a deitar no chão. Os criminosos teriam então roubado o dinheiro e a carteira dele, mas deixaram a credencial e o celular, fato que os investigadores estranharam.
Em vídeo divulgado pelo jornal britânico Daily Mail, é possível identificar que 4 nadadores chegaram à portaria da Vila dos Atletas e passaram pelo detector de metais antes de entrar. Lochte chega a brincar com um deles, batendo com sua credencial na cabeça do colega.
Para a juíza Keyla Blanc, as imagens evidenciam que os atletas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, e que tal comportamento justificou o pedido do Ministério Público para que seja investigada uma possível falsa comunicação de crime.
g1/Rio de Janeiro