SAÚDE
Meninas de 9 a 11 anos serão vacinadas contra HPV, no ES
A partir do dia 09 de março, a vacinação também acontecerá nas escolas.
Em 01/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Meninas de 9 a 11 poderão ser vacinadas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a partir desta segunda-feira (2), em qualquer unidade de saúde de Vitória. As vacinas também aplicadas nas escolas da rede pública e privada a partir do dia 09 de março.
O objetivo da campanha é prevenir o câncer do colo do útero, que é causado pelo vírus HPV, e pretende imunizar ao menos 80% do público alvo. O pedido da prefeitura da capital do Espírito Santo é para que pais, mães e responsáveis das meninas, as levem aos postos de saúde.
Cada menina receberá três doses da vacina. As duas primeiras são aplicadas juntas, enquanto a terceira é feita cinco anos após as anteriores, para agir como reforço e prolongar o efeito protetor contra a doença.
“A vacinação, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa atualmente a segunda principal causa de morte por neoplasias, seguido pelo câncer de mama, entre mulheres no Brasil com alta mortalidade e faz por ano 4.800 vítimas fatais”, explicou a referência técnica em imunização da Semus, Aline Cabidele.
Vacina
A vacina antes da primeira relação sexual é uma das melhores formas de prevenir o câncer do colo do útero. Além dela, o exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, deve ser feito anualmente em mulheres com faixa etária entre 25 a 64 anos. O uso de preservativos nas relações sexuais também é recomendado, uma vez que evita contaminações indesejadas e prolongam a saúde da mulher.
Fonte: G1-Espírito Santo