MOTOR
Mercedes-Benz produzirá carro elétrico compacto na França
Alemães investirão ? 500 milhões em Hambach, fábrica dos modelos Smart.
Em 21/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Daimler, dona da Mercedes-Benz, investirá 500 milhões de euros (R$ 2,2 bilhões) em Hambach, na França, para começar a produzir um pequeno compacto elétrico da nova linha de veículos "verdes" chamada EQ.
O modelo será produzido ao lado da família Smart, que é feita em Hambach, mas não será o primeiro da família 100% elétrica.
O primeiro será um SUV baseado no GLC, que é o utilitário mais vendido da marca atualmente. Ele sairá da fábrica de Bremen a partir de 2019.
Até 2022, a Mercedes-Benz promete ter pelo menos uma versão com motor elétrico para todos os seus modelos, enquanto a rival norte-americana Tesla luta para aumentar a produção de seu Model 3.
A marca alemã está adaptando as bases de seus veículos para produzir em massa variantes elétricas na mesma linha de produção de modelos equivalentes com motores a gasolina, híbridos ou a diesel, permitindo aumentar rapidamente a produção, disse um porta-voz da Daimler.
Família EQ
Em setembro passado, a Mercedes-Benz apresentou o "Concept EQA", um carro elétrico com alcance de cerca de 400 quilômetros, que pode ser recarregado sem precisar ser conectado em uma tomada.
A Daimler disse que está adaptando sua fábrica francesa para expandir as instalações de montagem e remodelar a infraestrutura do local para produzir o primeiro carro de passageiros da história da Mercedes-Benz na França.
A capacidade de produção anual da fábrica de Hambach, onde a Daimler produz variantes elétricas e de motores de combustão de seus veículos Smart de dois lugares, era de mais de 80 mil carros no ano passado.
Disputa com a Chery
A chinesa Chery entrou com um um processo na Justiça chinesa contra a Mercedes-Benz por causa do nome "EQ". A Chery já vende há 2 anos no mercado chinês um modelo elétrico chamado "eQ".
(Foto: REUTERS/Benoit Tessier)