SAÚDE

Meridional realiza encontro entre paciente e pets para auxiliar em tratamento.

A presença de animais em hospitais como parte no tratamento de pacientes é bastante comum.

Em 23/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A presença de animais em hospitais como parte no tratamento de pacientes, bastante comum em países como Estados Unidos e Inglaterra, ainda engatinha no Brasil. Mas já há bons exemplos de instituições nacionais que passaram a permitir a entrada dos mascotes como forma de auxiliar na recuperação dos internos.

Não é para menos. Os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não são novidade para a ciência: estudos comprovam que esse contato tem efeito positivo nas terapias, proporcionando aumento de autoestima, maior tolerância à dor, redução da ansiedade e da depressão.

A equipe do Hospital Meridional, em Cariacica, vivenciou uma situação parecida, recentemente, após o pedido especial de uma paciente internada, há aproximadamente dois meses. Nelly Blanco da Silva, 36, hospitalizada após um acidente automobilístico que a deixou com várias fraturas pelo corpo, solicitou a visita do seu bicho de estimação, um cachorro.

Após analisar os riscos e benefícios de atender ao pedido, a equipe multidisciplinar do Meridional permitiu o emocionante encontro, realizado sob muitas orientações e cuidados, visando o bem-estar da paciente. “A visita do pet traz conforto ao paciente, contribuindo para a evolução favorável de seu tratamento. Por se tratar de um procedimento inédito no Hospital Meridional, foram feitas recomendações de segurança para que não houvesse impacto negativo derivado desse momento, que tem por finalidade trazer saúde, no sentido mais amplo, a essa paciente”, explicou a coordenadora do SCIH do Hospital Meridional, Elisa Lucas.