SAÚDE
Mês de janeiro é dedicado à saúde mental em Vila Velha
Mês de janeiro é dedicado à saúde mental e Prefeitura de Vila Velha oferece atendimento
Em 09/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Adessandro Reis/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
Em Vila Velha, as ações de cuidado e conscientização sobre a saúde mental ocorrem ao longo de todo o ano.
O mês de janeiro é dedicado à saúde mental, por meio da campanha Janeiro Branco, que reforça a importância da prevenção e do cuidado emocional. Dados da Programação Geral das Ações de Saúde (PGASS) indicam que cerca de 25% da população pode apresentar algum transtorno mental ao longo da vida, o que torna ainda mais necessária a intensificação dos alertas e das ações de conscientização.
Em Vila Velha, as ações de cuidado e conscientização sobre a saúde mental ocorrem ao longo de todo o ano. A rede municipal promove atividades em grupo, rodas de conversa e acompanhamentos contínuos nas Unidades de Saúde, além de atendimentos especializados em equipamentos como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso de Vila Velha (CRAI) e no Ambulatório de Saúde Mental. As iniciativas têm como objetivo fortalecer o acolhimento, estimular o autocuidado, prevenir agravamentos e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde mental.
Em Vila Velha, pessoas que necessitam de apoio em saúde mental devem procurar a Unidade de Saúde de referência, onde passam por acolhimento e avaliação. Conforme a necessidade, podem receber terapia individual, acompanhamento no Ambulatório de Saúde Mental ou, nos casos graves e persistentes, ser encaminhadas para um dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município: Caps Beija-Flor (adultos), em Novo México; Caps Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté; e Caps-AD, no Centro, voltado ao atendimento de pessoas com demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
Acompanhamento
Atualmente, a rede pública de saúde de Vila Velha acompanha, por meio da atenção especializada, cerca de mil pacientes por mês nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Entre janeiro e outubro de 2025, essas unidades realizaram, em média, 42 mil atendimentos.
Além disso, o Ambulatório de Saúde Mental, na sede da Secretaria de Saúde, registrou cerca de 5 mil atendimentos ao longo de 2025. Este equipamento é uma iniciativa pioneira no município e foi estruturado para oferecer atendimento especializado com base na lógica do cuidado psicossocial. A unidade conta com médicos clínicos com experiência em saúde mental e equipe multiprofissional, atuando de forma integrada com a Atenção Primária à Saúde e com foco no cuidado centrado no indivíduo.
Já na Atenção Primária à Saúde (APS), mais de 7.500 pacientes foram atendidos nos últimos três meses.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional criada para incentivar a reflexão sobre a saúde mental e emocional, promovendo o diálogo, a prevenção e o combate ao preconceito. A iniciativa reforça que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo e que buscar ajuda profissional é um passo fundamental para a qualidade de vida. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Brasil anuncia doação de medicamentos à Venezuela
> Janeiro Branco: Aracruz reforça cuidado com a saúde mental
> HGL realizará 1º mutirão de cirurgias de catarata de 2026
> Janeiro Branco: Prefeitura de Cariacica intensifica ações nas US
> Aplicação da vacina da dengue do Butantan começa esse mês
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











