CIDADE
Mesas e cadeiras irregulares são recolhidas em praias do ES
Comerciantes de Itapemirim não cumpriram quantidade limitada na areia.
Em 07/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma fiscalização da Prefeitura de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, recolheu nesta terça-feira (6) mesas e cadeiras de comerciantes que não cumpriram a determinação de manter uma quantidade limitada na areia das praias. Segundo a prefeitura, a ação foi realizada em cumprimento a uma lei federal que determina que cada comerciante, quiosqueiro ou bares da orla, têm direito de colocar 15 mesas e 60 cadeiras no total.
O secretário de Obras e Urbanismo do município, Rodrigo Boleli, disse que ninguém foi multado, mas as fiscalizações continuarão. “Se houver reincidente, nós vamos multar. Cobraremos R$ 150 por cada mesa apreendida e suas respectivas cadeiras. Lembrando que vamos seguir fiscalizando durante todo o verão”, explicou.
Os fiscais da prefeitura passaram pelas praias de Itaipava e Itaoca. O secretário informou que os 39 comerciantes da orla já haviam sido notificados no início do verão, mas mesmo assim alguns desrespeitaram a determinação.
A comerciante Maria das Neves teve 15 mesas recolhidas. “Eu não gostei. Eu preciso trabalhar, esse é meu ganha pão de cada dia. Não sei o que vou fazer”, desabafou. Outra quiosqueira também ficou indignada com a fiscalização. “Fico revoltada. A gente quer trabalhar. O turista não tem como sentar, são só 15 mesas, vão sentar aonde, na areia?”, reclamou Rosimary do Carmo.
Algumas mesas estavam guardadas dentro da Arena de Esportes de Itaoca e também foram recolhidas. O material apreendido foi levado para o depósito da prefeitura e só poderá ser retirado do local depois que os comerciantes assinarem um termo se comprometendo a não exceder o limite de mesas e cadeiras permitido nas praias.
Fonte: G1-Espírito Santo