TEMAS GERAIS
Metallica e Mötley Crüe levam metal ao segundo dia de Rock in Rio 2015.
Metallica faz terceiro show seguido no festival no Brasil neste sábado (19).
Em 19/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Metallica vai fazer sua terceira participação seguida no Rock in Rio do Brasil neste sábado (19). A banda é atração principal do segundo dia do evento em 2015, depois de estrelar as edições de 2011 e 2013. Metal e hard rock dão o tom da noite. O Mötley Crüe, em turnê de despedida, faz o penúltimo show.
Considerando as edições do Rock in Rio na Europa e nos EUA, o Metallica tocou em oito das 16 edições do festival. A mais recente foi no Rock in Rio de Las Vegas, em maio.
Sem um disco de inéditas desde "Death magnetic" (2008), o único material recente é a faixa "Lords of summer", de 2014. Ainda assim, não é novidade para o público brasileiro, que ouviu a música na turnê solo do ano passado.
Mötley Crüe
O Mötley Crüe está fazendo sua turnê de despedida, que acaba em 31 de dezembro de 2015. Com 30 anos de estrada, não é difícil sacar hits do repertório: na abertura, “Girls, girls, girls”, e, no desfecho, “Home sweet home”. Os shows também costumam contar com “S.O.S.” e “Dr. Feelgood”. Espere ainda momento solo de bateria e depois solo de guitarra (geralmente, após a 10ª música). E também cover de “Anarchy in the U.K.”, do Sex Pistols.
Royal Blood
O Palco Mundo também vai receber duas bandas que representam gerações mais recentes do rock pesado. O duo Royal Blood, só com baixo, bateria e vocal, fez um dos discos mais barulhentos e elogiados de 2014, e estreia no Brasil. "Gostamos de ser barulhentos. A gente odeia silêncio", disse o baterista Mike Kerr em entrevista ao G1.
Gojira
O Gojira, banda francesa, traz letras de defesa do meio ambiente, com títulos como "Toxic garbage island" e "Flying whales" e influências do metal brasileiro. No Monsters of Rock 2013, eles fizeram discurso de ode ao “todo poderoso Sepultura”. Atualmente, eles estão gravando um novo disco em Nova York - material inédito pode aparecer.
Palco Sunset
O Palco Sunset vai ter duas bandas dos EUA importantes para o rock dos anos 90. O Korn foi o nome icônico do nu metal há duas décadas. Eles continuam na ativa, em turnê do disco "The paradigm shift" (2013). Já o Ministry surgiu há mais de 30 anos como um dos pioneiros do metal industrial, que teve algum sucesso no início dos anos 90. Assim como o Mötley Crüe, eles dizem que esta é a última turnê da banda.
Os brasileiros Angra e Norturnall fazem os dois primeiros shows deste palco durante a tarde. O baterista do Noturnall, Aquiles Priester, já foi integrante do Angra. Ele discute e troca acusações na internet com seus antigos colegas sobre o uso das gravações da banda.