SAÚDE
Metropolitano realiza implante de dispositivo que melhora atividade cardíaca.
Clipe é utilizado para regular distribuição do sangue no corpo.
Em 31/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Inédito na Grande Vitória, o procedimento mitraclip, para tratar insuficiência grave na válvula mitral, foi realizado nesta segunda-feira (30), no Hospital Metropolitano, localizado na Serra. A técnica consiste no implante de dispositivos no coração que possibilitam a distribuição correta do sangue durante o bombeamento.
Esta terapia é indicada para pessoas que apresentam insuficiência cardíaca, situação em que o coração não consegue cumprir sua função de maneira satisfatória. Esse foi o caso da aposentada de 76 anos, que passou pelo procedimento, após 110 dias de internação.
“O quadro apresentado pela paciente era de insuficiência cardíaca e mitral, o que impedia o trabalho correto do coração. No tratamento, nós implantamos um pequeno clipe para pregar a válvula do coração, permitindo que o sangue seja bombeado para todo o corpo”, destaca o cardiologista Eduardo Castro.
Recuperação
Segundo o médico, o procedimento amplia a esperança e as chances de recuperação, já que, para a insuficiência grave, não existem muitos métodos eficazes de controle da doença.
Com duração de quatro horas, o procedimento teve a contribuição do médico Pedro Lemos, do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O tratamento começou a ser feito nos Estados Unidos, em 2008. No Brasil, estima-se que apenas 25 cirurgias do tipo foram realizadas.
“A aplicação de novas técnicas contribui para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais eficaz pelo Hospital Metropolitano. Superamos nossas expectativas”, pondera Eduardo Castro.
Fonte: Ascom/Hospital Metropolitano