MOTOR
Meu motor superaqueceu, e agora?
Pelo menos uma vez por semana é necessário verificar o nível e a cor da água.
Em 17/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Você sai com o carro e depois de alguns quilômetros rodados começa a sentir um cheiro de queimado. Vê algo parecido com fumaça saindo do capô e observa que o ponteiro da temperatura, no painel, não está em sua posição usual.
Esses são alguns sinais de superaquecimento no motor. As luzes da água ou do óleo também podem ser acionadas automaticamente e acender, como um alerta de que é hora de interromper a viagem.
Já experiente, o motorista Luciano Gomes Ribeiro, 43 anos, disse que parou seu carro, esperou o motor esfriar e completou a água do radiador: “Não tive muita dificuldade. Mas, quando alguma peça queima, o transtorno é maior. Por isso, procuro sempre verificar os itens do veículo para não ficar na mão”.
Diferentemente dele, muitos condutores, por vezes, não sabem como agir nessa situação. E, para não ser pego de surpresa durante o trajeto, é preciso assegurar-se de que o veículo está em condições favoráveis à locomoção. Analisar se o nível de água do radiador está normal, por exemplo, é fundamental para evitar o problema.
Prevenção
Pelo menos uma vez por semana é necessário verificar o nível e a cor da água. Sinais de ferrugem indicam a possibilidade de ocorrer entupimento e aquecimento excessivo. A falta de óleo igualmente prejudica o motor, além de causar danos permanentes.
O chefe de oficina da Tai Motors, Andresson Alves, explica: “O sistema líquido de arrefecimento serve para manter a temperatura ideal do carro. A ausência de manutenção nesse sistema causa travamento da válvula termostática do motor e, por consequência, superaquecimento, dentre outros danos”.
O correto é fazer a revisão periódica na concessionária, onde os procedimentos serão realizados da maneira correta e o cliente receberá informações para manter o veículo em bom estado. “Se seu motor superaquecer, não siga a viagem, procure de imediato o reboque ou a oficina mais próxima”, completa Alves.
Alguns cuidados são indispensáveis:
- Verifique a temperatura;
- Espere de 15 a 20 minutos antes de abrir a tampa do reservatório de água, em caso de superaquecimento, para evitar queimaduras;
- Caso constate falta de água, complete e teste o veículo;
- Confira o nível durante o percurso;
- Procure uma oficina ou autorizada, onde um profissional fará a avaliação precisa.
Fonte: Ascom/Tai Motors