TEMAS GERAIS
Mídia impressa ainda é a preferida dos leitores.
No Brasil, 58% dos entrevistados confiam muito ou sempre em jornais impressos.
Em 14/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A mídia impressa é a plataforma exclusiva para 56% dos leitores de jornais, segundo estudo anual do Pew Research Center, nos Estado Unidos. Segundo a pesquisa, houve aumento de um ponto porcentual no consumo exclusivo do jornal impresso em relação ao ano anterior. Dos entrevistados, 11% leem o jornal no papel e no computador e outros 11% que o leem em todas as plataformas. Apenas 5% leem os jornais exclusivamente em dispositivos móveis.
No Brasil a situação não é diferente. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), 58% dos entrevistados disseram que confiam muito ou sempre em jornais impressos, no ano passado, a confiança era de 53%. A televisão e o rádio aparecem em seguida, com 54% e 52%, respectivamente. Quanto à internet, apenas 30% disseram que confiam no que leem em sites. As redes sociais e os blogs ficaram com a credibilidade de 26% e 25%, respectivamente.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo (Siges), João Baptista Depizzol, os impressos estão longe de acabar. “Esta é uma tendência mundial. Apesar do novo hábito de leitura em tablets e celulares, as pessoas ainda preferem o papel, pois transmite mais confiança. No Estado, a indústria gráfica está em expansão no quesito tecnologia, com o melhoramento, a empresa produz com mais eficiência e qualidade, garantindo seu lugar no mercado”, comenta Depizzol.
Fonte: Iá! Comunicação