CIDADE

Milhares de fiéis se reuniram na Catedral Metropolitana, em Vitória-ES.

O longo percurso de 14 km até a Prainha, em Vila Velha, não assusta o participantes.

Em 03/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Milhares de fiéis se reuniram na Catedral Metropolitana, em Vitória, para acompanhar a tradicional Romaria dos Homens, a maior da Festa da Penha, na noite deste sábado (2). O longo percurso de 14 km até a Prainha, em Vila Velha, não assusta o participantes, que seguem a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha em momentos de oração, canto e louvor.

A primeira Romaria dos Homens aconteceu em 1958. Nessa época, os romeiros seguiam desde a Catedral de Vitória até o Campinho do Convento, e o percurso era permitido apenas para os homens. Atualmente, com o aumento da quantidade de participantes e a permissão para mulheres, o final do percurso é na Prainha.

Essa é a segunda vez que o casal José Wilson Rodrigues e Edvina Pimentel Rodrigues, que é de Domingos Martins, na região Serrana do estado, vem para Vitória especialmente para participar da romaria.

"Começamos a participar após o convite de amigos, que falavam como era prazeroso. É um ótimo momento para fortalecer a fé, pois a emoção é grande e a sensação de participar é a melhor possível", disse José Wilson.

O casal Elisabete e José Carlos, casados há 33 anos, também frequenta a romaria juntos há dois anos. Antes, José Carlos ia sozinho, enquanto a esposa frequentava a Romaria das Mulheres.

"Eu era sedentária de carteirinha. Ano passado foi a minha primeira Romaria dos Homens e saí do sedentarismo depois dela. Comecei a fazer esportes e exercícios físicos. Pensei que nunca suportaria caminhar tanto, mas até nisso Nossa Senhora me ajudou", contou Elisabete.

A estudante de ciências biológicas Bianca Oliveira, de 18 anos, já participou de sete Romarias do Homens. "Vou desde o início da adolescência. A fé que me leva a participar, eu gosto e sempre fui com minha família. Esse ano é a primeira vez que vou com amigos, da faculdade", falou.

As irmãs Raiane, Railane - que são gêmeas - e Amanda Prates participam do momento juntas. "Ano passado eu fui pela primeira vez. A fé motiva a a gente, tenho o muito o que agradecer, mas também pedir. Esse ano eu trouxe as minhas irmãs pela primeira vez", contou Railane.

Mudança no percurso
Este ano, a Romaria dos Homens sofreu mudanças no percurso. Ao invés de passar pelo Palácio Anchieta, como todos os anos, ela segue pela Ladeira Caramuru, passando também por baixo do viaduto de mesmo nome.

Fonte: G1-ES