LAZER
Milhões de foliões se divertem nas ruas do Rio e Recife
Irreverência marca desfile do Galo da Madrugada nas ruas do Recife
Em 14/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Do Céu da Terra aos tradicionais Bola Preta e Banda de Ipanema, pelo menos duas dúzias de blocos carnavalescos fazem a alegria de milhões de foliões da cidade neste primeiro dia de carnaval nas ruas do Rio de Janeiro.
Na manhã deste sábado (14), além do Cordão da Bola Preta, saíram pelas ruas do Rio o Multibloco, que desfilou pelas ruas da Lapa com os temas o Tropicalismo, adaptado aos ritmos de Carnaval; o Truque do Desejo, fanfarra de pagodes dos anos 90 que desfilou na Glória, zona sul da cidade, entre outros.
Nesta tarde, os foliões aproveitam o Mulheres do Zeca, que traz clássicos de Zeca Pagodinho em ritmo de carnaval e cantados por mulheres; e o Toco-Xana, um bloco para “meninas que gostam de meninas”, segundo os organizadores.
São blocos e nomes para ninguém botar defeito: Bandas de Madureira e da Freguesia, que sairão mais para o final da tarde nos bairros do mesmo nome. O Virilha de Minhoca desfila no início da noite pelas ruas de Bangu, na zona oeste da cidade; assim como a Banda da Sá Ferreira, em Copacabana, na zona sul.
Um pouco antes, 16h, desfilou o Bloco do Barbas, em Botafogo, também na zona sul; e o Rebarbas logo em seguida.
O primeiro dia de desfiles de blocos carnavalesco no Rio será encerrado por volta das 18h, com a Banda de Ipanema.
Recife
O sábado de carnaval em Recife começou com o tradicional desfile do Galo da Madrugada. Desde o início da manhã os foliões se aglomeraram para a saída do bloco que é considerado o maior bloco do mundo.
Nas proximidades da sede da agremiação carnavalesca a multidão começou a se aglomerar por volta das 7h, esperando o desfile do bloco pelas ruas do centro do Recife que começou, oficialmente, por volta das 9h30. O encerramento da folia do Galo da Madrugada está previsto para as 18 horas.
Além das tradicionais fantasias de passista de frevo, o carnaval no bloco também teve espaço para a crítica social.
Ao longo do percurso de cerca de 6 quilômetros, os foliões se aglomeram entre os 30 trios elétricos que tocam nove horas de muito frevo e outros ritmos brasileiros, sem parar. Eles seguem o abre-alas formado por um galo gigante que movimenta as asas, vestido nas cores roxa, vermelha e dourada.
Seis carros alegóricos embelezam o trajeto do Galo, cujo tema deste ano é Asas da América, Asas para o Frevo e tem como homenageado Carlos Fernando, compositor caruaruense, responsável por uma coletânea de discos long play (LP) com diversos músicos de frevo e contribuiu para popularizar o ritmo.
O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o cantor Luiz Gonzaga e o ex-governador do estado Eduardo Campos também são homenageados pelo bloco.
Para garantir a tranquilidade da folia, o esquema de segurança do Galo foi reforçado. No total, 5.597 homens trabalharão no esquema de segurança do Galo da madrugada.
Serão 4.017 policiais militares, 316 policiais civis, 1.188 bombeiros e 76 profissionais da Polícia Científica circulando pela ruas do Recife.
Todos começaram a trabalhar às 22h dessa sexta (13) espalhados em seis postos de comando, seis de detenção e triagem, 14 de controle de acesso, dez unidades especializadas, 20 patrulhas periféricas e 80 viaturas.
Para auxiliar na segurança este ano, 643 câmeras serão utilizadas no monitoramento da festa. As imagens captadas ajudarão a direcionar o policiamento para onde houver ocorrências.
Fonte: Agência Brasil