ECONOMIA NACIONAL
Minha Casa Minha Vida reduz conta de luz em até 30%.
Uso da energia solar contribui com a sustentabilidade e reduz em até 30% o valor da conta.
Em 16/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um sistema de aquecimento solar nas unidades do Minha Casa Minha Vida (MCMV) vai beneficiar cerca de 896 mil pessoas em diversas regiões do Brasil. A instalação aumenta a eficiência energética, contribuindo para a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos e para a economia das famílias, com reduções na conta de luz de até 30%. Os custos estão incluídos nos valores máximos de aquisição dos imóveis, não acarretando gastos adicionais para as famílias beneficiárias.
Uma pesquisa realizada em 2014 pela Caixa, Eletrobrás e Universidade UNA nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul mostra que 60% dos usuários perceberam economia na conta de energia com a utilização do SAS. A pesquisa foi realizada com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ (Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável).
Desde a segunda fase do programa, a instalação do sistema é obrigatória nas unidades unifamiliares contratadas a partir de junho de 2012, nas modalidades Empresas e Entidades, que atendem famílias com renda até R$ 1.600,00.
Os empreendimentos do MCMV possuem infraestrutura com abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública e coleta de resíduos sólidos.
Desde 2009, o Ministério das Cidades contratou 3,9 milhões unidades habitacionais no Brasil com investimento de R$ 265,2 bilhões. Em breve o governo federal vai anunciar a terceira fase do Programa. A meta é contratar mais 3 milhões de unidades habitacionais em todo o País.
Fonte: Ministério das Cidades