ECONOMIA CAPIXABA
Mini Ceasa será gerenciada pela prefeitura de Santa Maria de Jetibá (ES).
Foi firmado convênio com as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES).
Em 14/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para dar mais agilidade e operacionalizar a comercialização de hortifrutigranjeiros, a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá vai ser novamente a única gestora do Mercado Expedidor de Hortigranjeiros Mercoserrana, conhecida como Mini Ceasa, como já acontecia antes de 2010 quando foi firmado convênio com as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES).
Por meio do atual convênio de cooperação técnica entre prefeitura e Ceasa-ES era disponibilizado para a municipalidade um técnico agrícola, dois estagiários e um funcionário para a limpeza. Este convênio expira ao final do mês de junho e, a partir de então, a administração municipal passa a gerenciar o espaço com exclusividade.
A Prefeitura optou por não renovar o convênio porque não estava mais sendo disponibilizado o técnico agrícola e, principalmente, porque o espaço será otimizado. Além do local utilizado para recepção e distribuição pelos produtores rurais, que continuarão no local, a Mini Ceasa também será utilizada para os serviços do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social, em parceria mista com o Governo do Espírito Santo, sendo uma ação inédita no Estado.
O Programa faz parte do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e beneficia o pequeno produtor e as famílias que tem acompanhamento pelo programa de segurança alimentar. Atualmente 110 famílias em situação de insegurança alimentar recebem cestas com os produtos fornecidos por 69 agricultores familiares de Santa Maria de Jetibá.
Fonte: Secom/PMSMJ