CIDADE

Ministério aprova nova classificação de risco de Vila Velha

Decreto regulamenta a classificação de baixo risco das atividades econômicas no município.

Em 31/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Os objetivos são unificar, simplificar e integrar o processo de registro e licenciamento empresarial entre os órgãos e entes municipais.

O Ministério da Economia aprovou o novo Decreto que regulamenta a classificação baixo risco A ou nível de risco I das atividades econômicas no município de Vila Velha.

O Decreto 371/2021, publicado em 08/11, foi enviado para análise e aprovação do Ministério da Economia. Com essa aprovação, as 497 contempladas serão inseridas no Sistema Nacional de Dispensa de Licenças e Alvarás.

Os objetivos são unificar, simplificar e integrar o processo de registro e licenciamento empresarial entre os órgãos e entes municipais, com a redução da burocracia e o tempo de abertura de novos empreendimentos, implantação de ações para racionalizar o processo e aumentar a competitividade de Vila Velha na manutenção e atração de novas empresas.

Ao todo, 497 atividades definidas como de baixo risco estão dispensadas de todos os atos públicos de liberação, com o envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos, Saúde - por meio da Vigilância Sanitária, e Meio Ambiente.

“A iniciativa, prevista no programa Cidade Empreendedora, em parceria com Sebrae e Aderes, representa um presente para os empreendedores, facilitando quem deseja empreender e se legalizar. É a redução de burocracia", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

O próximo passo, já em desenvolvimento, será alimentar e parametrizar as informações na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, para utilização do sistema Simplifica ES, com emissão de alvará de localização e funcionamento, alvará sanitário e inexigibilidade de licença ambiental de forma integrada e automatizada pelo sistema.

Leia também:

Cariacica fica em segundo lugar no Estado no Índice Firjan
Cemitérios de Vitória recebem cuidados para o Dia de Finados
Viana apresenta Plano de Investimentos em Macrodrenagem
Prefeitura de Vila Velha comemora dia do Servidor Público
Prefeitura de Serra apresenta projeto de abono aos servidores
Aracruz sedia reunião para debater sobre Assistência Social
Assistência inicia a distribuição de novos cartões Serra Social
Semana do Servidor da Serra segue festividades e atrações
Cariacica é a 1ª cidade a receber exemplar da Bíblia em braile
Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século
OMS pede mudança de paradigma e mais recursos para saúde

TAGS:
ATIVIDADES | BAIXO RISCO | DECRETO | EMPREENDER | CLASSIFICAÇÃO