TEMAS GERAIS

Ministério da Cultura lança diretrizes para economia criativa

Ministério da Cultura (Minc) lançou nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, o Brasil Criativo.

Em 08/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

No total, são quinze diretrizes que orientam a política de Economia Criativa e passam por divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, ampliação de investimento, promoção da diversidade e inclusão produtiva.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Ministério da Cultura (Minc) lançou nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, o Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes que servirão de referência para implementação da Política Nacional de Economia Criativa. Segundo a pasta, o objetivo é contribuir para a consolidação da economia criativa como estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

>> Governo lança projeto-piloto de alertas contra desastres

O evento contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou a importância de ter uma agenda efetiva que oriente os programas, projetos e ações concretas voltadas para a dimensão da criatividade e da cultura.

No total, são quinze diretrizes que orientam a política de Economia Criativa e passam por divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, ampliação de investimento, promoção da diversidade e inclusão produtiva.

“Com essas diretrizes você ajuda o setor a se qualificar, você fomenta de forma mais direta o produtor e todas as atividades da indústria criativa, como o audiovisual, os direitos autorais, o artesanato brasileiro. Isso tudo é uma força de trabalho que move o PIB nacional. Por isso, precisamos criar conceitos que venham a auxiliar o desenvolvimento e o fortalecimento dessa indústria”, disse a ministra.

Durante o evento, também foi anunciado que Cláudia Sousa Leitão volta a liderar a Secretaria da Economia Criativa do MinC. Ela já havia ocupado o cargo entre 2011 e 2013. Cláudia é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), e doutora em Sociologia pela Sorbonne. (Por Rafael Cardoso/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Governo lança projeto-piloto de alertas contra desastres
Governo ES promove ações para a campanha Agosto Lilás
Ministra diz que conflito em MS não interessa a ninguém
Sefaz fiscaliza transporte de mercadorias na região Norte
TSE lança canal para receber denúncias de desinformação
Musicalização leva cultura e diversão às crianças internadas
Consulta pública sobre indisciplina em aeronaves vai até dia 14
Internet 5G é ampliada para alcançar 92% da população

TAGS:
MINISTÉRIO DA CULTURA | DIRETRIZES | ECONOMIA | ESTRATÉGIA | EVENTO