SAÚDE
Ministério recomenda dose de reforço para adolescentes
O Ministério ampliou a recomendação para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
Em 28/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Tanto o imunizante da Pfizer quanto a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.
Em nota divulgada na noite de hoje (27), o Ministério da Saúde ampliou para adolescentes, entre 12 e 17 anos, a recomendação para a dose de reforço da vacina contra covid-19. A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada.
A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Tanto o imunizante da Pfizer quanto a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
Estudo
Em abril, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas alertou para a importância da dose de reforço em todas as pessoas. Uma pesquisa conduzida pela fundação mostrou o reestabelecimento da proteção após a aplicação da segunda dose.
Após a aplicação dessa dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Com a dose de reforço, a proteção é restabelecida. As análises mostraram que a chamada taxa de soropositividade passou de 98%, após 30 e 60 dias da aplicação da vacina, para 69%, no período que compreendeu entre 91 e 180 dias após a vacinação. Com a aplicação do reforço da Pfizer, esses índices foram restabelecidos, chegando a 100% de soropositividade 15 dias após a aplicação. (Agência Brasil)
Leia também:
> Último dia de vacinação em shopping da Serra nesta sábado
> SUS: Projeto em maternidades reduz mortalidade materna
> Campanha de vacinação em unidades de saúde em Viana
> Semana de intensificação de vacina contra gripe e sarampo
> Viana realiza ação de combate ao tabagismo nesta sexta (27)
> Sábado (28) terá plantão dermatológico especial na Serra
> Dia D de vacinação em Vila Velha no próximo sábado (28)
> Síndrome respiratória grave apresenta tendência de alta
> Temperatura baixa pode agravar as dores musculares
> Aracruz vai realizar Dia “D” para ampliar a cobertura vacinal
TAGS: VACINAÇÃO | COVID-19 | DOSE DE REFORÇO | RECOMENDAÇÃO | MINISTÉRIO DA SAÚDE